• Geral
  • 29 de janeiro de 2020

Gravataí está em alerta para casos de coronavirus, diz secretário

Gravataí está em alerta para casos de coronavirus, diz secretário
Continua Depois da Publicidade
Foto: Prefeitura Municipal de Gravataí/Divulgação

Com suspeitas de coronavirus em pelo menos duas cidades do Brasil, uma delas São Leopoldo, o município de Gravataí fica em estado de alerta para pacientes que darão entrada nas unidades de saúde do município. Conforme o secretário municipal de Saúde, Jean Pierre Torman, mesmo sem nenhuma suspeita na cidade, a pasta já busca estratégias e ações preventivas.

Continua Depois da Publicidade

“Ainda hoje faremos uma reunião com setor de epidemiologia da vigilância sanitária para traçar uma linha de ação e algumas medidas a serem adotadas caso tenhamos pacientes com a suspeita de coronavirus”, destacou Torman.

A precaução, segundo Jean, é por conta das diferentes empresas multinacionais instaladas em Gravataí e que tem conexão, tanto de matérias quanto de pessoas com os países asiáticos, principalmente a China, que conforme o Ministério da Saúde, foi o país com o primeiro caso, ocorrido na cidade Wuhan.

Continua Depois da Publicidade
Secretário de Saúde de Gravataí busca criar ações preventivas para que não correram casos no município. Foto: Reprodução

Aguardando uma orientação a ser anunciada pelo Governo Federal, o município segue antedendo normalmente os pacientes com os sintomas de febre, tosse, falta de ar e diarreia, os mesmos que ocorrem em pacientes que contraíram o coronavirus, e que estão em áreas isoladas nas casas de saúde, sob observação.

“Estamos atendendo os pacientes normalmente. Acreditamos que as pessoas que tenham estes sintomas e tenham viajado, irão procurar hospitais na Capital. Enfim, todo o cuidado é pouco e reforçamos que a higiene é importante para estes casos, como lavar bem as mãos, lavar bem os talheres, objetos de uso pessoal em geral, tudo isso ajuda”, destacou o secretário.

Continua Depois da Publicidade

O que é o coronavirus?

Coronavirus é um grupo que reúne desde agentes infecciosos que provocam sintomas de resfriado até outros com manifestações mais graves, como os causadores da Sars (sigla em inglês para Síndrome Respiratória Aguda Grave) e da Mers (Síndrome Respiratória do Oriente Médio).

“Falamos de uma ampla família de vírus, que acometem praticamente todas as espécies, de répteis a mamíferos”, contextualiza o infectologista Celso Granato, do Fleury Medicina e Saúde. De acordo com as investigações ainda em andamento, o novo coronavírus, que afeta mais de 4 mil pessoas e matou pelo menos 100 até o momento, pode ter origem em serpentes ou morcegos — inclusive se especula que a ingestão de um desses animais teria originado o surto. Apesar de um estudo chinês ter encontrado uma relação do novo coronavírus com cobras, não existe consenso entre os cientistas sobre a origem da doença. Muitos apostam que outro animal possa estar envolvido com o início do problema na China.

Continua Depois da Publicidade

O fato é que coronavírus diferentes podem sofrer mutações e se recombinar, dando origem a agentes inéditos. Pulando entre espécies animais (os hospedeiros), eles eventualmente chegam aos seres humanos. “É um processo que tem semelhanças com o que acontece na gripe. Na gripe suína, um porco pegou o vírus de aves e, na recombinação de vírus diferentes dentro do animal, surgiu um H1N1 que conseguiu passar para os seres humanos“, explica Granato.

Tudo leva a crer que o novo coronavírus tenha sido originalmente transmitido para o ser humano de um animal e ainda em esteja em processo de evolução e adaptação. “Embora a transmissão de uma pessoa para outra já tenha sido detectada, até agora não está clara a importância da transmissão interhumana”, diz a infectologista Lígia Pierrotti, do laboratório Delboni Auriemo.

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Após empresas burlarem sistema, Anatel endurece regras para combater chamadas abusivas

Após empresas burlarem sistema, Anatel endurece regras para combater…

  A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) intensifica sua batalha contra as insistentes ligações telefônicas consideradas abusivas, que há tempos têm…
Cerco policial em Gravataí prende um dos suspeitos de revidar abordagem a tiros

Cerco policial em Gravataí prende um dos suspeitos de…

  Na tarde deste domingo (28), uma operação mobilizou a Brigada Militar de Gravataí, com o apoio aéreo do helicóptero Guapo,…
Semana começa com alertas de chuva e granizo em todo o RS

Semana começa com alertas de chuva e granizo em…

  O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja de perigo para chuvas intensas, ventos fortes e queda de…