Gravataí é referência no RS quando o assunto é atendimento odontológico

Gravataí é referência no RS quando o assunto é atendimento odontológico
Continua Depois da Publicidade
Foto: Prefeitura Municipal de Gravataí/Divulgação

A Política de Saúde Bucal de Gravataí conta com um Centro Especialidades Odontológicas (CEO), que é considerado referência em atendimento para todo o Rio Grande do Sul. O espaço é mantido pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Saúde – SMS. O CEO de Gravataí conta com especialistas nas áreas de estomatologia, odontopediatria, cirurgia buco-maxilo-facial, periodontia, endodontia e atendimento a pacientes com deficiência.

Continua Depois da Publicidade

De acordo com a avaliação realizada pela equipe do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica – PMAQ, promovida pelo Ministério da Saúde, os serviços prestados pelo CEO possuem avaliação acima da média, o que confere grande credibilidade e reconhecimento ao trabalho realizado. Em média, são realizados 800 atendimentos mensais no CEO. Os pacientes, primeiramente, devem consultar em uma unidade básica de saúde mais próxima de sua residência. Após diagnóstico de necessidade de atendimento especializado, recebem encaminhamento ao CEO.

Um dos tratamentos que pode ser diagnosticado ainda nas unidades de saúde e receber o suporte do CEO é o câncer de boca. “Investimos na capacitação continua dos dentistas das unidades básicas de saúde do município. O câncer de boca, por exemplo, na sua fase inicial tem cura e é de fácil diagnóstico, feito através do exame da cavidade oral, dispensando a ajuda de aparelhos mais sofisticados”, relata Matheus Piardi Claudy , coordenador do CEO de Gravataí.

Continua Depois da Publicidade

O câncer

O câncer de boca é um tumor maligno que se desenvolve a partir de lesões na região bucal com localização preferencial no lábio inferior, assoalho da boca e borda da língua. Estas lesões se manifestam através de feridas, caroços, inchaços, áreas de dormência, sangramentos sem causa conhecida, dor de garganta incessante, entre outros sintomas. Apresenta-se no seu início como uma ferida indolor aparentemente inofensiva e que não cicatriza em duas semanas. Se persistir, a pessoa deve procurar um cirurgião-dentista para mais esclarecimentos.

Em caso de dúvidas, deve-se procurar um cirurgião-dentista. “Nem toda alteração encontrada é câncer. O câncer de boca tem cura, principalmente quando tratado no início”, concluiu Matheus Piardi Claudy.

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Após empresas burlarem sistema, Anatel endurece regras para combater chamadas abusivas

Após empresas burlarem sistema, Anatel endurece regras para combater…

  A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) intensifica sua batalha contra as insistentes ligações telefônicas consideradas abusivas, que há tempos têm…
Cerco policial em Gravataí prende um dos suspeitos de revidar abordagem a tiros

Cerco policial em Gravataí prende um dos suspeitos de…

  Na tarde deste domingo (28), uma operação mobilizou a Brigada Militar de Gravataí, com o apoio aéreo do helicóptero Guapo,…
Semana começa com alertas de chuva e granizo em todo o RS

Semana começa com alertas de chuva e granizo em…

  O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja de perigo para chuvas intensas, ventos fortes e queda de…