Gravataí e Horta, em Portugal, serão cidades-irmãs

Gravataí e Horta, em Portugal, serão cidades-irmãs
Continua Depois da Publicidade

 

Nesta quinta-feira (11/5), o prefeito Luiz Zaffalon viaja para Portugal para visitar o município de Horta, na Ilha do Faial, Arquipélago dos Açores. A viagem oficial se dá a convite do Governo Açoriano para assinatura do Protocolo de Geminação entre as cidades de Horta e Gravataí, que será no dia 17 de maio, às 18h, no Salão Nobre dos Paços do Conselho de Horta.

Continua Depois da Publicidade

A geminação de cidades é um conceito que tem como objetivo criar relações e mecanismos protocolares, essencialmente em nível social, econômico e cultural, por meio dos quais cidades de áreas geográficas ou políticas distintas estabelecem laços de cooperação.

“É um ato importante social e culturalmente. Conhecer as raízes de nossa cidade, como foi formada e como se desenvolveu no tempo, é vital para projetarmos o futuro”, salienta Zaffa. O prefeito ressalta ainda que “buscar manter a cultura original, trocar experiências no esporte, na economia, na legislação e nas práticas de gestão é salutar para ambas as cidades”.

Continua Depois da Publicidade

Conforme o projeto de Lei nº 31/2022, que deu origem à Lei nº 4.457, de 25 de maio de 2022, Gravataí e Horta ficam declaradas como cidades-irmãs, visando ao fortalecimento dos laços de amizade entre os povos, sendo parte integrante do Protocolo de Geminação, com a declaração conjunta do compromisso para a promoção das relações econômicas, culturais e sociais entre os municípios.

Gravataí e a cultura açoriana

Continua Depois da Publicidade

Em março deste ano, a secretária regional da Educação e Assuntos Culturais, Dra. Sofia Ribeiro, e o diretor regional das Comunidades, Dr. José Andrade, estiveram em Gravataí para a celebração dos 270 anos do povoamento açoriano no Estado.

Os açorianos e seus descendentes constituem a mais numerosa força étnica povoadora do Rio Grande do Sul, e a capacidade transformadora dessa gente foi decisiva para a construção de Gravataí. Após 270 anos da chegada dos primeiros casais dos Açores ao Estado, tradições e arquitetura estão vivas e marcam presença por toda a cidade.

Continua Depois da Publicidade

Aqui no município está sediada a Casa dos Açores do Estado do Rio Grande do Sul. Em todo o mundo existem apenas 16 Casas dos Açores, sendo cinco no Brasil, destas, apenas uma não fica em uma capital, a Casa dos Açores de Gravataí.

O povoamento açoriano em Gravataí iniciou em 1747, quando João Garcia Dutra, natural dos Açores, veio residir com sua família na Aldeia de Nossa Senhora dos Anjos, atual Gravataí, a partir do ano de 1772.

Continua Depois da Publicidade

*Com informações da Prefeitura de Gravataí.

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Planta da GM em Gravataí vai suspender produção por três dias

Planta da GM em Gravataí vai suspender produção por…

  A planta da General Motors (GM), em Gravataí, considerada pela montadora a mais produtiva do mundo, está programada para interromper…
RS tem alerta de tempo severo e temporais de “grande perigo” nos próximos três dias

RS tem alerta de tempo severo e temporais de…

  O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta vermelho para o estado do Rio Grande do Sul, prevendo condições…
Após empresas burlarem sistema, Anatel endurece regras para combater chamadas abusivas

Após empresas burlarem sistema, Anatel endurece regras para combater…

  A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) intensifica sua batalha contra as insistentes ligações telefônicas consideradas abusivas, que há tempos têm…