Giro Colorado | Fim de semana com derrotas dentro e fora de campo; as duas foram merecidas

Giro Colorado | Fim de semana com derrotas dentro e fora de campo; as duas foram merecidas
Continua Depois da Publicidade
Juventude tem o menor orçamento da Série A do Brasileirão. Foto: Fernando Alves/ECJuventude

Hoje perdemos para o time que tem o 22º orçamento do futebol brasileiro. Exatamente, embora esteja na primeira divisão, o Juventude tem investimento inferior a todos os demais clubes da elite nacional, e de Cruzeiro e Botafogo. Dinheiro não entra em campo, mas é reflexo da valorização do elenco.

Continua Depois da Publicidade

Começo falando sobre orçamento porque não podemos atribuir a derrota de hoje à falta de qualidade, ou, como dizia um outro cara por aí, “grupo curto”. Podem reclamar deste ou daquele jogador, mas o time não funcionou em campo. Neste caso, só me resta olhar para o esquema, que claramente não funcionou.

Pior do que isso, este modelo não me parece que vai funcionar tão cedo. Torço para estar errado, mas sabemos que a mudança no modo de jogar demora para acontecer. Tempo que podemos não ter. Estamos perto de chegar ao segundo ano seguido sem sequer chegar à final do Campeonato Gaúcho. Não que o estadual seja a prioridade, mas se não conseguimos vencer 22º investimento do Brasileiro, podemos acreditar que quando enfrentarmos os adversários mais fortes da América ou do Brasil?

Continua Depois da Publicidade

Ainda que os resultados não venham imediatamente, fui um daqueles que defenderam paciência com o início do trabalho de Miguel Ángel Ramíres. O problema não é apenas a falta de resultado, é ver erros gritantes. Me incomoda o técnico insistir em adaptar os jogadores ao seu esquema, ao invés de montar um esquema que aproveite o melhor que este grupo pode entregar

Vejam, estou falando do esquema, não da filosofia, são coisas diferentes. Não digo que o time precisa ser reativo. Temos qualidade para jogar com a bola no pé e vencer o Juventude, mas isso fica mais fácil se tivermos os melhores jogadores atuando em suas posições.

Continua Depois da Publicidade

Alguém está mentindo

Antes da partida contra o Juventude, tivemos o que parece ser o início do fim da trajetória de Paolo Guerrero no Inter. O empresário do jogador afirmou que pediu a rescisão do contrato do atleta com o clube. Os dirigentes dizem que a conversa não aconteceu. Alguém está mentindo.

Continua Depois da Publicidade

Não tenho motivos para defender o empresário. Chama a atenção ele ter feito questão de informar a imprensa. Nosso papel é buscar as informações. Mas dificilmente uma fonte não tem um interesse. Quando alguém procura um repórter para divulgar algo é porque está buscando ajuda, querendo promover algo ou ferrar alguém. Qual o interesse do procurador, com o aval de Guerrero, em tornar pública a situação?

Bom, acho que Guerrero foi extremamente profissional enquanto vestiu a camisa colorada, mas se quer ir embora, tchau, seja feliz. Não cabe a um clube do tamanho do Internacional implorar para que alguém fique aqui.

Continua Depois da Publicidade

Quanto à diretoria, me parece que agiu errado. Mesmo que estejam falando a verdade, que não tenham sido procurados pelo representante de Guerrero, faltando dois meses para que ele possa assinar um pré-contrato com qualquer outro clube, o mínimo que se imaginava é que os dirigentes chamassem o jogador para conversar. Ninguém é obrigado a renovar, mas colocar a situação de forma clara é uma questão de respeito e isto não foi feito.

Neste sentido, a atual diretoria repete a anterior, que já havia feito isso com Sobis. Quando se deixa qualquer profissional em uma situação de incerteza sobre seu futuro, é natural que o trabalhador procure outro caminho. Não há o que reclamar.

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Onze Unidos promove ação solidária para presentear 500 crianças em Cachoeirinha

Onze Unidos promove ação solidária para presentear 500 crianças…

  Com objetivo de fazer mais de 500 crianças felizes, o Grupo de Ação Social Solidária do Onze Unidos promove uma…
Giro Colorado | E se chama Inter essa loucura. É um sentimento. Para mim, uma religião

Giro Colorado | E se chama Inter essa loucura.…

Provavelmente meu editor publicará este texto na manhã de quarta-feira (06). Escrevo durante a madrugada, faltam seis minutos para as 2h.…
Giro Colorado | O impossível é só questão de opinião e disso os loucos sabem

Giro Colorado | O impossível é só questão de…

Torcer para um time de futebol é um ato de loucura coletiva. Só mesmo pessoas insanas podem dedicar tanto amor, tanto…