- Perfil do negócio
- 9 de agosto de 2023
Excelência, inovação e empatia consolidaram escritório de advocacia de Gravataí no RS
Um dos mais tradicionais escritórios de Advocacia de Gravataí é liderado por uma família que fez das próprias dificuldades e desafios o combustível para mudar a rota e ajudar outras pessoas. Com mais de 25 anos de história, o Da Veiga Lima Advogados figura hoje como referência em Direito do Trabalho, Previdenciário e Cível. A dedicação ao trabalho já rendeu muitos frutos, incluindo premiações em âmbito estadual e nacional.
Falar da trajetória da empresa e não mencionar as experiências pessoais do casal Lídia e Lauro é impossível. A jornada de sucesso foi construída a partir das experiências profissionais acumuladas por ambos. A gaúcha, que teve uma infância marcada por condições difíceis, aprendeu cedo que é preciso lutar pelos direitos.
Formada em Direito, no final da década de 70, Dra. Lídia advogou por quase dez anos na cidade, atuando na área trabalhista com muita dedicação. Nesse mesmo período, ele trabalhava como representante comercial. No final dos anos 80, ela parou de advogar para empreender em outras áreas, enquanto Lauro se manteve no ramo de vendas.
Os Da Veiga Lima, que na época tinham um sítio em Gravataí, mas moravam em Porto Alegre, decidiram se mudar e apostar em um novo projeto. Assim, em 1997, foi fundado o escritório. Clientes antigos voltaram a procurar Dra. Lídia e novos surgiram. Ali iniciava uma fase de crescimento, com Renata e Diego, que no momento atuava como estagiário de Direito na Justiça do Trabalho da capital e cursava Filosofia na UFRGS, mas frente à demanda de trabalho, cada vez maior no escritório da mãe, decidiu mudar os planos. Abandonou a graduação em Filosofia e deixou o estágio para ajudar na empresa. A formatura dele em Direito ocorreu dois anos depois.
Começo de um novo ciclo
Nos anos 2000, um novo ciclo culminou com a consolidação do escritório Da Veiga Lima Advogados como um dos maiores de Gravataí. Com planos de expansão da empresa, Lauro e Renata ingressaram na faculdade de Direito para somar ao trabalho que vinha sendo realizado por Dra. Lídia e Dr. Diego. Em 2001, o escritório se mudou para a Rua Adolfo Inácio Barcelos, no Centro, onde os profissionais ganharam ainda mais notoriedade e ampliaram a carteira de clientes.
Completando o time, Rodrigo, que já era formado em Administração e trabalhava como bancário, também optou por estudar Direito. Em 2005, passou a trabalhar com a família. Os três filhos de Dr. Lauro e Dra. Lídia se especializaram em distintas áreas, o que contribuiu para fortalecer a marca como um escritório atento às necessidades dos clientes. Dr. Diego se tornou referência no Direito do Trabalho; Dr. Rodrigo no Previdenciário; e, Dra. Renata no Cível.
Há quatro anos, foi inaugurada a nova sede da instituição, na mesma rua, porém no número 856. Agora, instalações amplas, modernas e aconchegantes beneficiam colaboradores e clientes durante o atendimento. A história de sucesso do escritório Da Veiga Lima também inclui importantes honrarias, como o Selo Referência Nacional, conquistado em dois anos consecutivos (2017 e 2018), na categoria Advocacia & Justiça. A distinção é concedida pela Agência Nacional de Cultura, Empreendedorismo e Comunicação (ANCEC).
Qualidade empresarial
Dr. Diego explica que um olhar diferenciado para o trabalhador foi o fator preponderante para a expertise adquirida pelo Da Veiga Lima Advogados no segmento Trabalhista. “Esse foi nosso primeiro diferencial. A experiência de trabalhar em família, em situações com dificuldade, serviu para formatação do nosso atendimento. Temos empatia, entendemos o outro lado, sabemos como é ter dificuldade. Temos consciência de que o trabalhador tem valor especial e, às vezes, isso não é reconhecido pelo empregador”, afirma.
Segundo o especialista em Direito do Trabalho, em vários aspectos, a empresa foi pioneira no município. Ele aponta que investir em uma equipe altamente qualificada foi um deles. “Quando começamos, buscamos oferecer a excelência na defesa do trabalhador, focamos na qualidade e empatia no atendimento, pois não nos enxergávamos como advogados distantes dos clientes, mas como trabalhadores que vivenciaram as mesmas dificuldades para vencer. E foi essa forma diferenciada de tratar os clientes que nos trouxe até aqui. Outro diferencial foi nossa constante preocupação com a qualidade do trabalho, buscando trazer para nossa equipe profissionais extremamente qualificados e com experiência na área de atuação. Temos clientes de todos os segmentos e equipes especializadas para atender cada grupo”, salienta.
O Da Veiga Lima Advogados também foi pioneiro na instalação da Controladoria Jurídica, departamento cuja organização e atenção aos prazos é essencial para os bons resultados. Dra. Renata foi a responsável pelo desenvolvimento do trabalho do setor, que hoje é peça chave para o êxito da empresa nos processos. Investir em tecnologia é outra prioridade no escritório, que utiliza as ferramentas mais modernas de gestão na Advocacia.
Para a família, outra característica que corrobora para a prosperidade do negócio é o respeito ao perfil dos colaboradores, que são direcionados para os departamentos nos quais demonstram maior interesse, aptidão e desenvoltura. Há, por exemplo, o Setor de Relacionamento com o Cliente, no qual atuam os advogados com a habilidade necessária para o contato inicial, fundamental para estabelecer a relação de confiança entre o escritório e quem buscou auxílio jurídico.
Objetivos e compromissos
O escritório conta atualmente com aproximadamente 90 colaboradores. Em torno de 4 mil atendimentos são realizados mensalmente pela empresa. Os números expressivos, reflexos do êxito da instituição, motivam a equipe a traçar novas metas e não descuidar dos valores que consolidaram a marca, não só em Gravataí, mas em outras cidades brasileiras.
Gratos aos clientes, que confiam no trabalho desenvolvido e garantiram solidez à empresa, os Da Veiga Lima não abrem mão de manter o atendimento humanizado e buscar continuamente aprimoramento. “Também queremos alcançar mais pessoas pelos canais digitais, o que vai oportunizar chegarmos a lugares que ainda não conseguimos. E, claro, desejamos aperfeiçoar a Advocacia constantemente”, ressalta Dr. Diego.
Interessados em conhecer um pouco mais do escritório podem acompanhar as redes sociais (Instagram e Facebook), site ou entrar em contato pelo WhatsApp.