Evento no Fórum de Gravataí reúne instituições que formam a Rede Lilás

Evento no Fórum de Gravataí reúne instituições que formam a Rede Lilás
Saída da depuração de anúncios

O anúncio é exibido na página

post atual: Evento no Fórum de Gravataí reúne instituições que formam a Rede Lilás, ID: 70167

Anúncios: Prefeitura - Obras - 2024 (85619)
Localização: Antes do conteúdo 10 (antes-do-conteudo_10)





Encontre soluções no manual
Continua Depois da Publicidade

 

A abertura oficial do Agosto Lilás, mês de sensibilização para o enfrentamento da violência contra a mulher, ocorreu na tarde desta sexta-feira (4/8), no Fórum de Gravataí. Representantes das instituições que compõem a Rede Lilás no município estiveram reunidos para apresentar ao público um pouco do trabalho desenvolvido em prol da segurança e proteção das vítimas, além das formas como a sociedade pode ajudar essas mulheres ao tomar conhecimento de casos de violência.

Continua Depois da Publicidade

O encontro na Comarca de Gravataí contou com a participação de juízas, Prefeitura, Casa Lilás, Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM), Patrulha Maria da Penha da Brigada Militar, Ministério Público do Rio Grande do Sul, entre outras autoridades e interessados no tema.

Representantes de órgãos que formam a Rede Lilás. Foto: Giro de Gravataí/Especial

Na solenidade de abertura, a juíza diretora do Fórum, Mariana Aguirres Fachel, elogiou e agradeceu o engajamento de todos que atuam nessa causa. “A Rede Lilás de Gravataí é um modelo, extremamente eficiente, busca sempre se aprimorar. Essa rede funciona e muito bem”, disse. A magistrada destacou a importância de que a temática seja discutida também pelo público masculino, minoria no evento. “Esse não é um assunto só de mulheres. Combate a violência doméstica é um assunto de toda a sociedade”, alertou.

Continua Depois da Publicidade

Em sua palestra, a juíza Samyra Remzetti Bernardi, do 1º Juizado da 2ª Vara Criminal da Comarca, comentou como ainda há muitos mitos acerca dos casos de violência, como “em briga de marido e mulher não se mete a colher”, “roupa suja se lava em casa”, “a mulher apanha porque gosta ou provocou”, entre outras falas. “Enquanto isso não for encarado como um problema de saúde pública, educação, não for instituída uma política governamental, não vai parar”, ressaltou, acrescentando que a luta deve ser de todos para mudar esse quadro.

A magistrada também apresentou dados que comprovam a gravidade do cenário de violência contra a mulher. Entre os índices, ela citou os 527 pedidos de medida protetiva de urgência feitos em Gravataí e Glorinha entre 13 de março deste ano – posterior à instalação da Vara de Violência Doméstica – e a manhã da última quinta-feira (3/8). Seriam, em média, quatro solicitações por dia, situação já preocupante, considerando uma população de aproximadamente 200 mil habitantes. Além disso, a juíza argumenta que o número representa apenas os casos que chegaram à Justiça. Infelizmente, é sabido que muitas vítimas não denunciam o agressor, embora haja vários locais e canais para isso.

Continua Depois da Publicidade
Materiais informativos sobre a Rede Lilás estavam à disposição do público. Foto: Giro de Gravataí/Especial

A titular da DEAM, delegada Fernanda Generali, explicou como é o atendimento à vítima de violência doméstica e reforçou o compromisso da Polícia Civil e demais instituições da Rede Lilás em ajudar essas mulheres. “Não importa quantas vezes a mulher vítima de violência vai bater na porta da delegacia, na Casa Lilás, no Judiciário, na Brigada Militar ou em qualquer um dos poderes, ela sempre receberá o mesmo acolhimento, a mesma recepção. Sempre tentaremos fazer com que ela rompa esse ciclo de violência”, afirmou.

A delegada salientou ainda a possibilidade de que a mulher que sofreu violência procure a Sala das Margaridas, espaço situado na Central de Polícia, para um atendimento mais reservado. Local semelhante também está disponível no primeiro andar do Fórum, com o intuito de que a vítima não se sinta mais exposta ao falar da situação.

Continua Depois da Publicidade

A promotora de Justiça Janine Faleiro, a coordenadora da Casa Lilás, Analu Sônego, e a soldado Janaína Bohn, da Patrulha Maria da Penha, também foram palestrantes no evento, que incluiu a doação de cestas básicas para munícipes vítimas de violência.

Onde pedir ajuda?

Continua Depois da Publicidade

Brigada Militar: 190

DEAM Gravataí: 3945-2711 / 3945-2712

1ª DP de Gravataí (Centro): 3488-1755

Continua Depois da Publicidade

2ª DP de Gravataí (parada 68): 3490-2855

DPPA: 3945-2746

Casa Lilás: 3600-7720 / 0800 510 2468

Outras ações do Agosto Lilás

Dia 14 de agosto

14h – Programação aberta ao público na Praça Ambiental da Morada do Vale I (Av. Álvares Cabral, 341): contação de histórias, atividades integrativas para mulheres e crianças, Biblioteca Móvel do Sesc, cama-elástica para a garotada, embelezamento com manicures e cabeleireiras, serviços de saúde e orientações sobre a Rede Lilás.

Dia 21 de agosto

14h – Roda de conversa com café da tarde no CRAS Manoel Barbosa (Rua Forquetinha, 10, no Breno Garcia): evento voltado para mulheres vítimas de violência doméstica que frequentam o Centro de Referência de Assistência Social.

Dia 25 de agosto

14h – Blitz de conscientização na Prefeitura de Glorinha (Av. Pompilio Gomes Sobrinho, 23400): distribuição de folders e divulgação dos serviços da Rede Lilás.

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Judiciário realiza programa voltado à capacitação de estudantes em Gravataí

Judiciário realiza programa voltado à capacitação de estudantes em…

  A direção do Fórum de Gravataí desenvolve um programa que tem oportunizado a muitos estudantes conhecer diferentes ambientes de trabalho…
Em projeto da OAB Gravataí, estudantes participam de júri simulado

Em projeto da OAB Gravataí, estudantes participam de júri…

  Aproximadamente 100 alunos do terceiro ano do Ensino Médio da Escola Estadual Tuiuti participaram na quarta-feira (16/8) da simulação de…
Ações do Agosto Lilás em Gravataí integram a Semana da Justiça pela Paz em Casa

Ações do Agosto Lilás em Gravataí integram a Semana…

  De 14 a 18 de agosto, a 24ª Semana da Justiça pela Paz em Casa contará com atividades em todo…