• Geral
  • 17 de agosto de 2023

Em projeto da OAB Gravataí, estudantes participam de júri simulado

Em projeto da OAB Gravataí, estudantes participam de júri simulado
Continua Depois da Publicidade

 

Aproximadamente 100 alunos do terceiro ano do Ensino Médio da Escola Estadual Tuiuti participaram na quarta-feira (16/8) da simulação de um júri, no Fórum. A atividade, que ocorreu nos turnos da manhã e noite, faz parte do projeto OAB vai à Escola, promovido pela Subseção Gravataí. Os estudantes puderam compreender como é a dinâmica em um julgamento, a partir das explicações repassadas pela juíza Valéria Willhelm, da 1ª Vara Criminal, do advogado criminalista Renato Lima e do promotor de Justiça Reginaldo Freitas da Silva.

Continua Depois da Publicidade

“O evento foi simplesmente perfeito! Foi didático, além de oportunidade ímpar para os alunos aprenderem o ritual de um julgamento, conhecer e valorizar o Judiciário”, destaca a diretora da instituição de ensino, Geovana Rosa Affeldt. Conforme a educadora, a Escola Tuiuti “abraça e faz malabarismos” para oferecer aos estudantes atividades como essa, que enriquecem os conhecimentos. No ano passado, o colégio também participou do projeto, porém a magistrada e outros profissionais é que se deslocaram até a escola, no bairro Bonsucesso.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A iniciativa da OAB é realizada por intermédio da Comissão Especial de Educação, formada pelos advogados Taniamara Leivas (presidente), Jonatan Oliveira (vice-presidente), Sheila Lima (secretária geral) e os membros Tiago Camargo e Franco Soster. O projeto iniciou em fevereiro de 2022, também na Escola Tuiuti. Na atividade inaugural foram atendidos 420 estudantes e abordados temas como cidadania, direitos fundamentais, bullying e papel do eleitor. Na ocasião, também foi feita uma apresentação da OAB.

Continua Depois da Publicidade

“Desde então, os profissionais seguem imbuídos em tão nobre projeto, buscando exercer a função social da Advocacia ativamente, contribuindo para a formação dos jovens sobre os direitos e deveres da cidadania, transformando-os, cada vez mais, em cidadãos críticos e participativos”, explica Dra. Sheila Lima.

No simulado promovido no Salão do Júri, além da aula com a magistrada, advogado e promotor de Justiça, os alunos puderam atuar como jurados, réus e testemunhas. Instituições interessadas em conhecer o projeto OAB vai à Escola podem entrar em contato pelo @comissaoeduc.oabgravatai no Instagram ou e-mail [email protected]. Inicialmente, será agendada uma visita para apresentação da iniciativa.

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

No Dia da Mulher, escola de Gravataí realiza palestra aberta à comunidade

No Dia da Mulher, escola de Gravataí realiza palestra…

  A Escola Estadual de Ensino Médio Tuiuti, de Gravataí, inicia nesta sexta-feira (8/3), Dia Internacional da Mulher, uma iniciativa voltada…
Gaúcho da Fronteira será atração de jantar baile realizado por escola em Gravataí

Gaúcho da Fronteira será atração de jantar baile realizado…

  Na próxima sexta-feira (10), haverá um jantar baile com a animação do Gaúcho da Fronteira, em Gravataí. O evento, que…
Estudantes de Gravataí ficam em 3º lugar no Desafio Hackatchê da ExpoFavela RS

Estudantes de Gravataí ficam em 3º lugar no Desafio…

  A final do desafio Hackatchê, evento promovido pela Secretaria da Educação (Seduc) durante a ExpoFavela RS, que buscou estimular a…