Confusão com idoso e óbito de companheira não têm relação, aponta direção do Hospital

Confusão com idoso e óbito de companheira não têm relação, aponta direção do Hospital
Continua Depois da Publicidade
Foto: Gabriel Siota Ganzer/Giro de Gravataí

A direção do Hospital Dom João Becker voltou a se manifestar por meio de nota. No novo documento, enviado à pedido da reportagem do Giro de Gravataí, a administração negou que a paciente Maria Gonçalves Lopes, esposa do vigilante Everaldo, tenha falecido em decorrência da confusão envolvendo o idoso.

Continua Depois da Publicidade

Segundo a Santa Casa, os fatos ocorreram em horários distintos. Ainda segundo a nota, Maria estava dormindo no momento em que ocorria o desentendimento por conta do sumiço de um celular. Segundo a mantenedora do Hospital Dom João Becker, o fato teria ocorrido por volta das 04h. Já o óbito foi registrado às 09h50, pelo médico plantonista.

Confira a nota na íntegra:

Com relação aos fatos ocorridos nas dependências do Hospital Dom João Becker na madrugada do último sábado, 18/04, envolvendo familiar de paciente, salientamos que, na manhã deste domingo, 19/04, foi iniciada uma sindicância interna para averiguação do evento, com base no Código de Conduta vigente em todos os hospitais da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre. Assim, com base nos elementos apurados até o momento, cabe informar:

Continua Depois da Publicidade

1. A paciente foi levada ao hospital Dom João Becker pela SAMU na manhã do dia 17/4, em estado grave em razão de doença pré-existente. Recebeu todo atendimento médico necessário ao quadro clínico.

2. Por volta de 4h00, houve um episódio de suspeita de furto de celular nas dependências do hospital, no qual lamentavelmente, por circunstâncias, o familiar acabou sendo envolvido. Contudo, a situação foi prontamente esclarecida. A suspeita não decorreu de motivo racial, tampouco houve agressão ou injúria racial conforme especulado indevidamente em redes sociais;

Continua Depois da Publicidade

3. No momento do fato a paciente encontrava-se dormindo e não tomou conhecimento do ocorrido. O óbito ocorreu por volta de 9h50 por causas naturais, devido à gravidade de doença crônica pré-existente, não havendo qualquer relação plausível de causa e consequência entre os eventos, conforme atestam todos os documentos de registro assistencial;

4. A Direção do Hospital Dom João Becker lamenta profundamente o ocorrido, que está em total desalinhamento com seus padrões éticos e de conduta e informa que os envolvidos foram afastados de suas funções até à conclusão das apurações.

Continua Depois da Publicidade

Por fim, informamos que a apuração, para maior detalhamento dos fatos, ainda está em curso e os resultados serão divulgados oportunamente.

Hospital Dom João Becker
Gravataí, 19 de abril de 2020.

Continua Depois da Publicidade

Leia também 

Polícia vai investigar denuncia de idoso agredido em hospital 

Equipe médica e seguranças serão intimados a depor, diz delegado que investiga crimes contra idoso

 

 

 

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Policiais do RS passarão a utilizar câmeras corporais ainda neste ano

Policiais do RS passarão a utilizar câmeras corporais ainda…

  A Secretaria da Segurança Pública (SSP) do Rio Grande do Sul têm a expectativa de que as forças policiais comecem…
Hospital Dom João Becker revalida certificação de qualidade pela ONA

Hospital Dom João Becker revalida certificação de qualidade pela…

  O Dom João Becker obteve a revalidação de seu certificado pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), entidade que atesta a…
Prefeitura inaugura hoje o Novo Centro Psicossocial de Gravataí

Prefeitura inaugura hoje o Novo Centro Psicossocial de Gravataí

  A Prefeitura de Gravataí inaugura hoje, sexta-feira (26), o novo Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas tipo III (CAPS…