Equipe médica e seguranças serão intimados a depor, diz delegado que investiga crimes contra idoso em Gravataí

Equipe médica e seguranças serão intimados a depor, diz delegado que investiga crimes contra idoso em Gravataí
Continua Depois da Publicidade
Em depoimento, idoso ainda disse que recebeu um sanduíche e uma maçã do hospital como desculpas pelo ocorrido. Foto: Giro de Gravataí

A Polícia Civil de Gravataí, que investiga pelo menos três crimes que teriam sido cometidos contra um idoso de 62 anos na madrugada deste último sábado (18), irá chamar já nesta semana os seguranças e a equipe técnica médica do Hospital Dom João Becker para prestar depoimento.

Continua Depois da Publicidade

O vigilante Everaldo da Silva Fonseca, registrou uma ocorrência policial alegando ter sido vítima de agressões, físicas e verbais durante um desentendimento por conta do sumiço de um aparelho celular, e que minutos após a confusão, teria sido encontrado em uma sala ao lado.

O caso gerou revolta nas redes sociais, e ganhou ainda mais destaque com a denúncia da família, que na ocorrência policial atribuiu a morte da companheira de Everaldo por conta de um ataque cardíaco, ocorrido após presenciar a cena do esposo sendo revistado, e segundo a família, sendo vítima de discriminação racial.

Ainda na ocorrência, eles relatam que até mesmo a paciente foi revistada para que o celular fosse encontrado. Em uma das partes do depoimento, na qual a reportagem do Giro de Gravataí teve acesso, o idoso foi retirado para fora da casa de saúde, mesmo sendo acompanhante da esposa. Minutos depois do encontro do aparelho, a equipe retornou e pediu desculpas ao idoso, oferecendo a ele um sanduíche e uma maçã.

Para o delegado Márcio Zachello, que investiga o caso, se confirmadas as denúncias, pelo menos três crimes estariam sendo configurados. “Uma equipe da Delegacia de Pronto Atendimento ouviu o idoso. Já nesta semana vamos identificar e chamar os envolvidos. Seguranças e a equipe técnica deverão prestar depoimento. Pelo registro policial entendemos que em primeiro momento trata-se de um constrangimento ilegal, já que teriam feito uma revista nele, na frente de todo mundo.

Continua Depois da Publicidade

O segundo ponto é a conotação racional, já que teriam proferido palavras de cunho racial. E também a lesão corporal, pelos relatos das agressões sofridas durante a revista. Tudo isso está sendo apurado pela nossa investigação”, destacou Zachello.

O delegado também apura a morte da companheira do idoso, Maria Gonçalves Lopes. “Se confirmada a morte em decorrência dos fatos narrados, o caso se torna ainda mais grave”, frisou o Zachello, que já tem outros dois inquéritos abertos contra o Hospital Dom João Becker. Nestes, os policiais apuram as denúncias de duas famílias que acusam a instituição de negligência em dois casos de natimortos, ocorridas em outubro de 2019 e março de 2020.

Continua Depois da Publicidade

Contraponto 

Logo após a divulgação do caso, a direção da Santa Casa de Porto Alegre, mantenedora do Hospital Dom João Becker informou à reportagem do Giro de Gravataí que uma sindicância foi aberta imediatamente para que os fatos relatados sejam apurados.

Com relação ao fato questionado pelo Giro de Gravataí, ocorrido nas dependências do Hospital Dom João Becker na madrugada deste sábado, 18/04, envolvendo familiar de paciente, informamos que será imediatamente aberta uma sindicância interna para averiguação. Uma vez feita a apuração, com base no Código de Conduta vigente em todos os hospitais da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, serão tomadas as providências cabíveis, tendo como premissa essencial a verdade dos fatos.

Continua Depois da Publicidade

Hospital Dom João Becker
Gravataí, 18 de abril de 2020

Entenda o caso 

Idoso denuncia agressão e falsa acusação de furto em hospital de Gravataí 

Vídeo | filho de idoso dá detalhes do caso e acusa funcionários de racismo 

 

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

UTI do Hospital Dom João Becker está entre as quatro melhores do RS

UTI do Hospital Dom João Becker está entre as…

  O Dom João Becker revalidou a sua condição de UTI Top Performer e é um dos quatro hospitais do Rio…
Disputa de racha em Gravataí termina com acidente e prisões

Disputa de racha em Gravataí termina com acidente e…

  Uma disputa de racha terminou em acidente e com a prisão de dois envolvidos. O flagrante foi feito na noite…
Polícia Federal prende em Gravataí acusado de participar de rede europeia de pornografia infantil

Polícia Federal prende em Gravataí acusado de participar de…

  Uma operação da Polícia Federal a nível nacional na manhã desta quarta-feira (27) resultou na prisão em flagrante de um…