Com clínicos, pediatras e ginecologistas, Gravataí anuncia a nomeação de 29 médicos

Com clínicos, pediatras e ginecologistas, Gravataí anuncia a nomeação de 29 médicos
Continua Depois da Publicidade
Foto: PMG/Divulgação

O prefeito Luiz Zaffalon autorizou nesta semana a nomeação de 29 novos médicos para atuação na rede municipal de saúde. De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), o município garantirá o serviço com recursos do tesouro municipal. Os profissionais chamados fazem parte da lista de aprovados no Concurso Público nº 01/22, destinado a servidores da saúde.

Continua Depois da Publicidade

“Gravataí tem uma rede de saúde que é referência no Rio Grande do Sul. Essas nomeações vem ao encontro das ações do nosso governo, que trata a pauta como prioridade”, destaca o secretário municipal da Saúde, Régis Fonseca. Atualmente, Gravataí destina 23% do orçamento municipal em saúde, acima dos 15% previstos na Constituição Federal.

Conforme o coordenador da Atenção Básica da SMS, Luciano Albrecht, foram chamados médicos clínicos, pediatra e ginecologistas para atuação em Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e médicos da Estratégia Saúde da Família (ESF) para atuação nas Unidades de Saúde da Família (USFs). Dessa forma, diversas unidades e serviços serão contemplados com a chegada dos novos profissionais.

Continua Depois da Publicidade

De acordo com a SMS, o Ministério da Saúde não prorrogou o 20º ciclo do Programa Mais Médicos, solicitação feita por representantes do Rio Grande do Sul para evitar a desassistência à população, com a saída de um quantitativo significativo de profissionais. No último mês, o secretário da Saúde municipal esteve com a comitiva gaúcha participando do 8º Congresso Norte-Nordeste de Secretarias Municipais de Saúde, em Sergipe.

O encontro discutiu pautas nacionais, como as perspectivas das políticas públicas de saúde. Entre elas, a transição do Programa Mais Médicos para o Programa Médicos pelo Brasil. Na oportunidade, os representantes estaduais reforçaram as dificuldades encontradas durante a implantação do novo programa, em especial no que se refere à redução de vagas para a região metropolitana de Porto Alegre e as dificuldades de adesão de novos profissionais.

Continua Depois da Publicidade

Destaque

Recentemente, Gravataí obteve importante reconhecimento em ranking que mede a qualidade e o desempenho oferecidos aos usuários na área da saúde. O município alcançou a primeira colocação no ranking entre as cidades com mais de 200 mil habitantes no Previne Brasil. O programa do Ministério da Saúde serve como parâmetro para o financiamento das ações na área de Atenção Básica a partir de sete indicadores estabelecidos.

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Rio Gravataí supera os 6 metros e se aproxima da maior cheia de sua história, em 1990

Rio Gravataí supera os 6 metros e se aproxima…

  Com 6,13m, última medição oficial da Defesa Civil de Gravataí, o Rio Gravataí não para de subir e pode se…
Emergência do Hospital Dom João Becker restringe atendimentos

Emergência do Hospital Dom João Becker restringe atendimentos

  O Hospital Dom João Becker informa que, em razão dos efeitos da enchente que assola todo o Estado e o…
Morador de Gravataí que estava ilhado e incomunicável na BR-386 é resgatado pela PRF

Morador de Gravataí que estava ilhado e incomunicável na…

  A família do gravataiense Leonardo Silveira de Oliveira, 33 anos, respira aliviada. Isso porque nesta sexta-feira (3) ele mesmo conseguiu…