Chuva deixa Rio Gravataí em situação de transbordo e rompe adutora nas pontes do Parque

Chuva deixa Rio Gravataí em situação de transbordo e rompe adutora nas pontes do Parque
Continua Depois da Publicidade
Foto: Defesa Civil/Divulgação

A quantidade expressiva de chuva que caiu em Gravataí durante toda a madrugada não ocasionou só problemas de mobilidade, como o não funcionamento de alguns semáforos e o alagamento de pontos específicos, mas também dobrou o alerta dos órgãos competentes. O último registro da Defesa Civil constatou que o Rio Gravataí atingiu sua marca de transbordamento, com o nível acima dos quatro metros na região do Caça e Pesca e Parque dos Anjos.

Continua Depois da Publicidade

Embora a situação seja de alerta, já que as fortes chuvas da região deverão correr pelo rio nas próximas 48h, o coordenador da Defesa Civil de Gravataí informa que a situação é monitorada pela equipe, e que as áreas já estão praticamente desocupadas. “É uma situação que exige atenção, o rio vai continua subindo, pode ultrapassar cinco metros, mas como as famílias ribeirinhas já foram levadas ao Breno Garcia, estas áreas servirão como recuo para uma possível elevação das águas.”, destacou Paulo Roberto Almeida.

Foto: Giro de Gravataí/Especial

Falta de água 

A chuva também ocasionou transtornos no abastecimento de água. Uma adutora que passa pelas pontes do Parque, rompeu devido a pressão da água ocasionando o deslizamento de terra às margens da rodovia. Conforme o diretor da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) em Gravataí, Ramos Volnei, as equipes já trabalham no local do rompimento, mas ainda não foi possível estabelecer um prazo para a normalização do serviço. Bairros entre a parada 72 e o Centro deverão ser afetados. Além deles, Neópolis, Rosa Maria e a região da Morungava poderão sofrer com o desabastecimento.

Continua Depois da Publicidade

Já os engenheiros da empresa responsável pela obra de duplicação das pontes do Parque informaram que os trabalhos continuam e que o deslizamento não comprometeu as estruturas da ponte. O trânsito é lento no local devido o posicionamento dos veículos que trabalham na manutenção da rede de energia e água no local

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Após empresas burlarem sistema, Anatel endurece regras para combater chamadas abusivas

Após empresas burlarem sistema, Anatel endurece regras para combater…

  A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) intensifica sua batalha contra as insistentes ligações telefônicas consideradas abusivas, que há tempos têm…
Cerco policial em Gravataí prende um dos suspeitos de revidar abordagem a tiros

Cerco policial em Gravataí prende um dos suspeitos de…

  Na tarde deste domingo (28), uma operação mobilizou a Brigada Militar de Gravataí, com o apoio aéreo do helicóptero Guapo,…
Semana começa com alertas de chuva e granizo em todo o RS

Semana começa com alertas de chuva e granizo em…

  O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja de perigo para chuvas intensas, ventos fortes e queda de…