Carroceiros realizam protesto contra lei que proíbe veículos de tração animal em Gravataí

Carroceiros realizam protesto contra lei que proíbe veículos de tração animal em Gravataí
Continua Depois da Publicidade
Dezenas de carroceiros da região da Vila Rica reivindicaram o projeto recentemente aprovado.

O tempo chuvoso não impediu dezenas de carroceiros de realizar um protesto na tarde de hoje (26), em uma área de várzea, na Vila Rica, às margens da BR-290 (Freeway), em Gravataí. Os trabalhadores, muitos moradores da região, manifestaram contrariedade à Lei Tubiana, sancionada ontem pelo prefeito Luiz Zaffalon, que prevê o fim dos veículos de tração animal (VTAs) nas zonas urbanas do município.

Continua Depois da Publicidade

Grande parte dos moradores da região, uma das mais carentes da cidade, afirmam depender do trabalho com as carroças. “O sustento das famílias vem do trabalho com o cavalo. Faço isso há 50 anos, criei meus filhos assim, hoje, eles têm família e também precisam das carroças”, contou um dos manifestantes.

Andando pelas ruas estreitas, cobertas com brita e barro, a reportagem do Giro de Gravataí ouviu histórias dos moradores, como a de uma mulher de 25 anos, que mora com o marido de 27 e as duas filhas de dois e seis anos. A família vive da limpeza de pátios com a carroça, que rende cerca de R$ 500 reais por mês. Ela revela estar assustada com o projeto, já que estudou apenas até a 5ª série e o marido é analfabeto. “Não sei do que vamos viver se não pudermos usar a carroça”.

Continua Depois da Publicidade

Outro morador alerta para o desemprego que deve assolar toda uma rede de trabalhadores. “Não são apenas os carroceiros. Tem os ferreiros, os courreiros, o pessoal das pecuárias, dos ferro-velhos. Vai deixar muita gente sem trabalho”, alertou. Os organizadores do protesto afirmaram que mantém contato com carroceiros de outros bairros da cidade e pretendem seguir com mobilizações para manterem seus trabalhos.

De autoria da vereadora Márcia Becker, a Lei Tubiana prevê, em um primeiro momento, o cadastramento dos condutores e autoriza à Prefeitura a direcioná-los para projetos que busquem oferecer alternativas de sustento para as famílias.

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Clínica ilegal de bronzeamento é fechada em Gravataí

Clínica ilegal de bronzeamento é fechada em Gravataí

  Na manhã desta quarta-feira (27), a Polícia Civil de Gravataí, com apoio da Vigilância Sanitária, realizou uma operação que resultou…
Prazo para circulação de carroças em Gravataí encerra na próxima semana

Prazo para circulação de carroças em Gravataí encerra na…

  No dia 24 de novembro, próxima sexta-feira, encerra o prazo para a circulação de veículos de tração animal (VTA), em…
Uma manifestação pró inclusão é organizada para a próxima semana em Gravataí

Uma manifestação pró inclusão é organizada para a próxima…

A fim de evidenciar a obra inacabada do Complexo de Educação Especial Irmã Soledade (Regina Bristot), o Movimento Extraordinário (MEPI) e…