• Geral
  • 21 de janeiro de 2024

Ainda há pontos sem energia elétrica e água em Gravataí e Cachoeirinha

Ainda há pontos sem energia elétrica e água em Gravataí e Cachoeirinha
Continua Depois da Publicidade

 

Cinco dias após o temporal que causou diversos estragos em várias regiões do Rio Grande do Sul, ainda há moradores sem energia elétrica e água em Gravataí e Cachoeirinha. A reportagem do Giro de Gravataí entrou em contato com a RGE para obter informações sobre o número de pontos que seguem sem luz nas duas cidades e a previsão de restabelecimento do serviço, porém não obteve retorno até o fechamento desta matéria.

Continua Depois da Publicidade

O governador Eduardo Leite se reuniu no sábado (20/1) com a direção da RGE para acompanhar o trabalho e exigir informações sobre o restabelecimento do serviço. A concessionária apresentou as ações em andamento para recuperar o fornecimento. “É absolutamente compreensível a indignação e a irritação das pessoas nesse momento, e eu também estou muito incomodado com essa demora na religação da energia tanto em Porto Alegre quanto nas cidades da Região Metropolitana. Estamos, aqui, para acompanhar, demandar e exigir informações. A gente vai continuar, como eu disse, mordendo os calcanhares das empresas para que cumpram seu papel”, afirmou o governador.

Após a reunião de ontem, Leite também destacou que a intenção é encontrar, junto às companhias, alternativas para que situações semelhantes sejam evitadas futuramente. “Vamos sentar novamente, chamando a Aneel, a Agência Nacional de Energia Elétrica, aqui no Estado para fazermos reuniões com as concessionárias, com as distribuidoras, para poder observar a responsabilidade de cada uma delas e também traçar estratégias conjuntamente para que situações assim não voltem a se repetir. Isso vai envolver ações do Governo do Estado com as Prefeituras e com todos os órgãos envolvidos”, garantiu.

Continua Depois da Publicidade

Moradores relatam a falta de água desde o temporal da noite de 16 de janeiro, porém a Corsan indica que menos de 0,2% dos imóveis da Região Metropolitana seguem desabastecidos, o que representaria situações pontuais. Conforme a companhia, as estações de bombeamento estão em pleno funcionamento e o auxílio dos caminhões-pipa para abastecer os reservatórios contribuiu para acelerar a normalização do serviço.

Segundo a Corsan, onde a falta de energia elétrica persiste, geradores seguem mantendo os sistemas em operação, e em localidades onde a luz ainda sofre intermitências, esses equipamentos garantem não só o funcionamento das estruturas, mas também previnem novas interrupções. A Corsan aponta ainda que o abastecimento de água não é retomado imediatamente depois que a energia elétrica retorna.

Continua Depois da Publicidade

“O esvaziamento dos canos gera pressão extra dentro da tubulação, o que pode danificar ou até romper os dutos quando a água volta a ser bombeada. Para minimizar esses riscos, o bombeamento é ajustado de forma lenta e gradual, com o objetivo de manter as estruturas do sistema de abastecimento preservadas. Portanto, esse tempo é necessário para evitar novas avarias que limitem o sistema e a prestação de serviço à população”, explica a concessionária em nota.

*Com informações do Governo do Estado e Corsan. Fotos: Divulgação

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Alguns bairros de Gravataí e Cachoeirinha continuam sem água; saiba onde há reservatórios

Alguns bairros de Gravataí e Cachoeirinha continuam sem água;…

  Segundo a Corsan, o abastecimento de água já foi restabelecido em 65% dos bairros de Gravataí. Em Cachoeirinha, o índice…
Gravataí tem 65% do abastecimento de água restabelecido e Cachoeirinha 40%

Gravataí tem 65% do abastecimento de água restabelecido e…

  De acordo com o mais recente boletim divulgado pela Corsan, 455 mil imóveis continuam sem água na Região Metropolitana. Os…
Abastecimento de água começa a ser restabelecido em Gravataí

Abastecimento de água começa a ser restabelecido em Gravataí

  O abastecimento de água em Gravataí começa a ser retomado gradualmente. Nesta segunda-feira (6/5), 50% da cidade já está com…