• Geral
  • 12 de julho de 2022

Central de Polícia de Gravataí vai tomando forma

Central de Polícia de Gravataí vai tomando forma
Continua Depois da Publicidade
Prédio na região da 76 irá abrigar cinco delegacias. Quatro delas estão localizadas hoje no Parque dos Anjos.

Aos poucos as obras que ocorrem no endereço 761 da Avenida Jorge Amado, no bairro São Vicente, em Gravataí, vão formando um imponente prédio. A arquitetura e as cores são familiares, já que possuem semelhanças com a Central de Polícia de Canoas.

Continua Depois da Publicidade

Em Gravataí, além da delegacia de Pronto Atendimento, as delegacias de Homicídios, da Mulher, Regional e a distrital 1ª DP ocuparão o espaço. A nova estrutura contará com ambientes amplos e modernos, principalmente para a delegacia de Pronto Atendimento, que registra os flagrantes de Gravataí, Glorinha e Cachoeirinha. 

Entre as principais reivindicações de policiais que trabalham no plantão estavam a falta de espaço fisico, além de um local adequado para a estadia presos que aguardavam vagas no sistema prisional. A construção da Central, que parte de um convênio entre a Prefeitura de Gravataí e o Governo do RS também prevê o fim das custódias de forças policias em frente à delegacia, com presos em viaturas.

Continua Depois da Publicidade

A mobília de todas as delegacias também promete ser nova. A iniciativa parte de grandes empresas instaladas na cidade, como a Magalu, que doou geladeiras, microondas e outros utensílios para a utilização do espaço. São esperados também novos equipamentos como computadores e impressoras. Melhorias também serão vistas na parte hidráulica e de rede, principalmente na conexão de internet.

Segundo o governo municipal, a previsão de inauguração é para setembro deste ano. A Central também contará com um posto do Instituto Geral de Perícias (IGP), que já está emitindo carteira de identidade na cidade através de uma sala na Secretaria de Administração da cidade. 

Continua Depois da Publicidade

Sobre o projeto 

Demanda antiga, a proposta de um novo espaço para as delegacias surgiu em Gravataí há pelo menos quatro anos. Em 2020 o então prefeito Marco Alba confirmou a construção de uma nova sede para a polícia através de uma parceria com a Prefeitura.

Na época, o delegado Juliano Ferreira já era o titular da 1ª Delegacia de Polícia Regional Metropolitana ( DPRM) e participou das tratativas com a cúpula da polícia. Em março deste ano a então chefe de polícia, Nadine Anflor, assinou junto ao prefeito Luiz Zaffalon o termo de instalação da Nova Central de Polícia.

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Com destino a Gravataí, 80 estudantes paraguaios chegam com mantimentos e ajuda humanitária

Com destino a Gravataí, 80 estudantes paraguaios chegam com…

  Na tarde deste domingo (12), um grupo de cerca de 80 estudantes universitários, médicos e colaboradores da Universidade Central de…
Defesa Civil divulga lista de pessoas desaparecidas no RS em decorrência das enchentes

Defesa Civil divulga lista de pessoas desaparecidas no RS…

  A Defesa Civil do RS divulgou na manhã desta segunda-feira (13) uma lista atualizada do número de pessoas desaparecidas no…
Prefeitura suspende aulas da rede pública nesta semana em Gravataí

Prefeitura suspende aulas da rede pública nesta semana em…

  A Prefeitura de Gravataí, por meio da Secretaria Municipal de Educação, informa que  continuam suspensas as aulas de 13 a…