Vai ter filme de Gravataí no 50º Festival de Cinema de Gramado

Vai ter filme de Gravataí no 50º Festival de Cinema de Gramado
Continua Depois da Publicidade
Jeison é entregador de aplicativos e precisa lidar com a condição pós acidente e ainda encontrar formas de pagar as contas. Foto: Divulgação

A edição histórica do 50º Festival de Cinema de Gramado terá representante de Gravataí no rol de filmes selecionados para a mostra competitiva de curtas gaúchos. A obra Perfection, do diretor Guilherme G. Pacheco, está entre as produções que almejam um prêmio Kikito na categoria.

Continua Depois da Publicidade

O filme tem aproximadamente 14 minutos e conta a história de Jeison, um entregador de App e artista marginalizado que bate a cabeça ao ser flagrado pixando a porta de um cliente que recusa pagar a taxa de entrega e se torna dependente de uma bolsa de soro. Entregas a fazer, tinta para comprar e a pressão pela perfeição artística se mescla ao punho capitalista em um ciclo vicioso.

“O Perfection trata de um tema que a gente considera muito importante para o momento. Ele fala de exploração de mão de obra, exploração artística e principalmente exploração da própria pessoa na busca pela perfeição. Por isso o nome do filme”, explica o diretor que se identifica com a busca insaciável pela perfeição. “Gramado entra como uma validação dos resultados dessa busca, mostra que estou alcançando o que procuro”.

Continua Depois da Publicidade

O diretor reforça que além da validação pessoal, o palco que o filme consegue ao ser exibido no Festival de Cinema é a parte mais importante. Segundo ele, desta forma a mensagem e a história contada pelo curta recebe um poder de alcance e reverberação muito maior.

Guilherme conta que o Festival de Cinema já faz parte dos planos anuais há algum tempo. “Como um dos requisitos de inscrição dos filmes é o ineditismo, deixo para lançar meu curta do ano em tempo de inscrevê-lo no Festival. Foi uma meta batida para mim”.

Continua Depois da Publicidade

Ele relembra que ao receber a notícia que a inscrição no festival havia sido aprovada, não soube ao certo como reagir. “Sou só um moleque de Gravataí de 21 anos me metendo no meio de gente grande e tentando descobrir o que fazer enquanto faço”, diz o diretor.

O cinema em Gravataí

Sobre as produções audiovisuais de Gravataí, o diretor comenta que os produtores e estúdios do município estão retomando a força que um dia já tiveram. Ele cita as produções audiovisuais voltadas à publicidade que eram uma potência.

Continua Depois da Publicidade

Além disso, ele revela que aproveita oportunidades assim para trabalhar com profissionais que, da mesma forma que ele, estão procurando seu espaço e uma oportunidade para serem alavancados no circuito do audiovisual gaúcho e brasileiro.

O diretor e obras

Guilherme G. Pacheco, 21 anos, formado em Produção Audiovisual pela PUCRS, lembra da sua primeira experiência com curtas aos 6 anos de idade, citando a arte como sua vida e sua vida dependente desta arte.

Continua Depois da Publicidade

Atua no mercado de cinema, publicidade e documentário como produtor, diretor, roteirista e montador desde 2017, pela Tellart FIlms. Recentemente, foi contemplado com uma  moção de parabenização pela câmara de vereadores de Gravataí, sua cidade natal. Além disso, atua no cargo de primeiro secretário na diretoria da APTC-ABD/RS (2021-2022).

A filmografia de Guilherme conta com curtas diversos, os mais recentes são “Encantos”(2018), “S.O.S”(2019), “A Metade Inteira”(2020), “Conto de Inverno sob um céu de verão”(2020), “Um Mundo sem Luz”(2020), “Mikaela” (2020), “Cervos de Papel” (2021), “Descontrole” (2021), “Kat é de Kátia (Não de Kate nem de skate)” (2021), “Perfection” (2022).

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Ambev pausa a fabricação de cerveja para envasar água potável no RS

Ambev pausa a fabricação de cerveja para envasar água…

  A gigante do setor de bebidas, Ambev, anunciou a interrupção temporária na produção de cerveja em sua fábrica sediada em…
Rio Gravataí registra declínio gradual e baixa para 6,15m

Rio Gravataí registra declínio gradual e baixa para 6,15m

  Um novo boletim divulgado na manhã desta quarta-feira (08), divulgado pela Agência Nacional de Águas mostra que o nível do…
GM em Gravataí mantém produção suspensa por conta das chuvas no RS

GM em Gravataí mantém produção suspensa por conta das…

  A General Motors informou que a produção na fábrica de Gravataí, RS, está temporariamente suspensa, afetando a montagem dos modelos…