• Geral
  • 24 de fevereiro de 2022

Proibição das carroças | Prefeitura de Gravataí inicia cadastramento dos condutores de Veículos de Tração Animal

Proibição das carroças | Prefeitura de Gravataí inicia cadastramento dos condutores de Veículos de Tração Animal
Continua Depois da Publicidade
Carroças deixarão de circular nas zonas urbanas. Foto: Edmara Silva/PMI-AM

A Prefeitura de Gravataí anunciou que está dano início à etapa de cadastramento e identificação dos condutores de veículo, como segmento da execução da Lei Tubiana (Lei Municipal 4391/2021), que prevê o fim da circulação dos Veículos de Tração Animal (VTAs) nas zonas urbanas. Com isso, as primeiras ações visando os registros dos profissionais serão realizadas nos próximos dias 7 e 8 de março na Estrada Municipal esquina com a Rua Flávio Roberto Sabbadini, e nos dias 9, 10 e 11 na Estrada Fazenda Timbaúva com a Estrada Vânius Abilio dos Santos. Vale ressaltar que os condutores, que não residem nestas localidades, deverão aguardar até que o serviço chegue em sua região. Todas as informações sobre as próximas ações serão divulgadas, previamente, nas redes sociais da prefeitura.

Continua Depois da Publicidade

De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Bem-Estar Animal, Paulo Moreira, esta etapa é muito importante para identificar os condutores e, a partir disso, iniciar a elaboração das políticas públicas e dos projetos que irão oferecer alternativas de sustento para as famílias. “Além de sanar o sofrimento destes animais, também, estamos buscando qualificar os profissionais que dependem dos VTAs para atuarem em outras áreas, conforme suas necessidades e interesses.”

Já o diretor de Bem-Estar Animal da Sema, Diogo Castilhos, lembrou do grupo de trabalho, composto por representantes de diversas secretarias, que foi instituído para garantir a execução da Lei Tubiana no município. “Com esta união, planejamento e compromisso, estamos transformando Gravataí em um lugar onde os animais são tratados de forma digna, com amor e muito respeito, sem deixar as famílias que dependem dos VTAs desassistidas.”

Continua Depois da Publicidade

Diversos órgãos públicos municipais participam do processo de execução da lei, entre os atuantes, além da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Bem-Estar Animal (Sema), estão as secretarias municipais da Agricultura e Abastecimento (SMAA), de Mobilidade Urbana (Semurb), de Assuntos para Segurança Pública (Smasp), da Saúde (SMS), da Educação (Smed) e da Família, Cidadania e Assistência Social (SMFCAS) e Procuradoria-Geral do Município (PGM).

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Criminosos invadem agência bancária em Gravataí e acessam cofre

Criminosos invadem agência bancária em Gravataí e acessam cofre

  Na madrugada deste sábado (18), a agência da Caixa Econômica Federal localizada no bairro Monte Belo, em Gravataí, foi alvo…
Paróquia de Londrina, no Paraná, envia para Gravataí 15 toneladas de mantimentos

Paróquia de Londrina, no Paraná, envia para Gravataí 15…

  A Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, de Londrina, no Paraná, finaliza nesta semana a campanha de arrecadação de donativos destinada ao…
Aulas da rede municipal de Gravataí reiniciam na próxima segunda-feira

Aulas da rede municipal de Gravataí reiniciam na próxima…

  A Prefeitura de Gravataí informa que as aulas das escolas municipais e colaboradas serão retomadas gradativamente a partir da próxima…