• Geral
  • 24 de junho de 2020

Promotoria arquiva denúncia de vereador que pedia investigação de páginas e grupos políticos em Gravataí

Promotoria arquiva denúncia de vereador que pedia investigação de páginas e grupos políticos em Gravataí
Continua Depois da Publicidade
Trecho do despacho do promotor sobre o arquivamento das denúncias.

Um despacho do promotor Fábio Lusa Marcon, da Promotoria de Justiça Civil de Gravataí, decidiu pelo arquivamento do dossiê de denúncias que apresentavam supostas provas sobre grupos e páginas de Facebook em Gravataí, administradas por figurar políticas, que seriam responsáveis pela disseminação de Fake News e promoção de políticos ligados aos administradores.

Continua Depois da Publicidade

A peça foi protocolada no Ministério Público Eleitoral (MPE) no dia 19 de maio deste ano, pelo vereador Dilamar Soares (PDT). Durante meses, o parlamentar acompanhou e apontou no dossiê a movimentação de grupos e perfis, que segundo ele, também faziam campanha eleitoral de forma antecipada, promovendo políticos aliados e bloqueando outros, de diferentes bandeiras. Na denúncia o vereador apontou que até mesmo grupos de bricks eram comprados e transformados em comunidades políticas. Ele pedia a investigação por parte do MPE. A reportagem você lê abaixo.

Vereador de Gravataí monta dossiê e protocola pedido de investigação de grupos e páginas de Facebook 

Despacho

Na conclusão, Fábio Lusa destaca que não foi apresentado pelo denunciante, conteúdo que evidencie a propaganda eleitoral antecipada, citando a lei que proíbe tal prática. Além disso, o magistrado também aponta que não foram anexadas provas que comprovem a disseminação de conteúdo eleitoral por parte dos perfis apontados como ‘fakes’ pelo denunciante.

Continua Depois da Publicidade

“Dessa forma, não havendo mínimos indícios de provas da prática de propaganda eleitoral antecipada, arquive-se o presente expediente, notificando-se o denunciante quanto ao conteúdo desta decisão, bem como quanto à possibilidade de ser providenciada a apuração dos fatos na justiça comum pelos interessados, em caso de haver provas quanto à postagem nas redes sociais que prejudique a imagem de uma pessoa ou dissemine notícias falsas à população.

Além disso, destaca-se que tal entendimento não impede que o noticiante, ou mesmo seu partido político, caso tenham interesse, apresentem a correspondente representação à Justiça Eleitoral, em observância ao artigo 96 da Lei 9.504/97”, diz trecho da conclusão.

Continua Depois da Publicidade

Vereado vai à Polícia Civil 

Em contato com a reportagem do Giro de Gravataí, o vereador Dilamar Soares disse respeitar a manifestação do promotor, mas vai vai seguir a diante com as denúncias. “Respeito a decisão do promotor. Entendo o despacho, já que ele seguiu conforme manda a lei. Mas vamos levar isso adiante, esta semana estarei me reunindo com o delegado regional, Juliano Ferreira, para apresentar as denúncias.

Continuamos o monitoramento destas comunidades políticas e, novamente, atestamos que é para fins políticos, a mando de também figuras políticas. Precisamos combater essa prática, que segue a mesma lógica do próprio delegado, que estas ações envolvendo Fake News e censura podem mudar o rumo das eleições. Vamos até o final”, destacou o vereador.

Continua Depois da Publicidade

Leia o ‘dossiê’ na íntegra – clique aqui

 

 

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Rio Gravataí supera os 6 metros e se aproxima da maior cheia de sua história, em 1990

Rio Gravataí supera os 6 metros e se aproxima…

  Com 6,13m, última medição oficial da Defesa Civil de Gravataí, o Rio Gravataí não para de subir e pode se…
Emergência do Hospital Dom João Becker restringe atendimentos

Emergência do Hospital Dom João Becker restringe atendimentos

  O Hospital Dom João Becker informa que, em razão dos efeitos da enchente que assola todo o Estado e o…
Morador de Gravataí que estava ilhado e incomunicável na BR-386 é resgatado pela PRF

Morador de Gravataí que estava ilhado e incomunicável na…

  A família do gravataiense Leonardo Silveira de Oliveira, 33 anos, respira aliviada. Isso porque nesta sexta-feira (3) ele mesmo conseguiu…