• Geral
  • 5 de março de 2020

Obras da ERS-118 devem ser concluídas ainda este ano, garante diretor-geral do Daer

Obras da ERS-118 devem ser concluídas ainda este ano, garante diretor-geral do Daer
Continua Depois da Publicidade
Foto: Governo do RS/Divulgação

As obras para a duplicação da ERS-118 devem ser concluídas até o final de 2020, é o que garante o diretor-geral do Departamento Autônomo de Estradas e Rodagens (Daer), Luciano Faustino da Silva. “Esta é a principal obra do Daer, a ERS-118 é de extrema importância, liga duas rodovias federais também muito importantes, a BR-290 (a Freeway) e a BR-116. Nosso compromisso com o Governador Eduardo Leite e com o secretário Juvir Costela é a conclusão até o fim do ano, em dezembro”, revelou o diretor.

Continua Depois da Publicidade

Ele explicou que a obra foi dividida em três partes, a primeira do quilômetro 0 ao 5, a seguinte do 5 ao 11 e a última, do 11 ao 21, que inclui o trecho da via em Gravataí. De acordo com ele, na média dos três segmentos, a obra já atingiu 87% de execução.

O diretor afirma que a única situação que pode alterar o prazo é o fornecimento de asfalto, mas é pouco provável que haja algum percalço. Ocorre que a única empresa que realiza o serviço é a Petrobras, então, se a estatal enfrentar alguma dificuldade para o fornecimento, isso poderá impactar a obra. “É a única variável que pode prejudicar o andamento da obra e não é algo que o Daer tenha controle, mas é pouco provável que aconteça”, analisou.

Continua Depois da Publicidade
Foto: Governo do RS/Divulgação

Ele ainda explicou que pelo estágio avançado dos trabalhos, as condições climáticas não têm mais interferência sobre o prazo de término. “Como estamos na fase de asfaltamento, mesmo que chova um dia, se na manhã seguinte fizer sol, durante a tarde o trabalho já pode ser retomado”, contou.

Luciano Faustino ainda ressaltou que a obra não inclui apenas a duplicação da estrada, mas também envolve ruas laterais da via. Incluindo todas as faixas, serão mais de 80 quilômetros de asfaltamento. Desde a posse do governador Eduardo Leite, em janeiro de 2019, até a conclusão dos trabalhos, o orçamento é de R$131 milhões.

Continua Depois da Publicidade

A segurança dos pedestres também está sendo pensada. O diretor revela que estão sendo elaborados os projetos para a construção de sete passarelas ao longa da rodovia. Ele conta que elas devem ser encaminhadas para o processo de licitação. A previsão é que cada uma seja construída com um investimento de aproximadamente R$1,5 milhão.

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Após empresas burlarem sistema, Anatel endurece regras para combater chamadas abusivas

Após empresas burlarem sistema, Anatel endurece regras para combater…

  A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) intensifica sua batalha contra as insistentes ligações telefônicas consideradas abusivas, que há tempos têm…
Cerco policial em Gravataí prende um dos suspeitos de revidar abordagem a tiros

Cerco policial em Gravataí prende um dos suspeitos de…

  Na tarde deste domingo (28), uma operação mobilizou a Brigada Militar de Gravataí, com o apoio aéreo do helicóptero Guapo,…
Semana começa com alertas de chuva e granizo em todo o RS

Semana começa com alertas de chuva e granizo em…

  O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja de perigo para chuvas intensas, ventos fortes e queda de…