• Geral
  • 5 de março de 2020

Escritório de Gravataí vence processo e Uber terá que reconhecer vínculo empregatício com motorista

Escritório de Gravataí vence processo e Uber terá que reconhecer vínculo empregatício com motorista
Continua Depois da Publicidade
Foto: Jornal de Brasília/Divulgação

Um escritório de direito de Gravataí venceu um processo pedindo que a Uber reconhecesse o vínculo trabalhista com um motorista que havia sido desligado do aplicativo. A ação buscava assinatura da Carteira de Trabalho do condutor, além de pagamentos de verbas rescisórias e outros direitos trabalhistas, somando R$151 mil.

Continua Depois da Publicidade

O juiz Átila da Rold Roesler, da 28.ª Vara do Trabalho de Porto Alegre, concluiu que houve vínculo empregatício no período em que o condutor trabalhou com a plataforma “resta imperioso reconhecer a relação de emprego entre o reclamante e a reclamada UBER, na função de ‘motorista'”, escreveu em sua decisão. O magistrado determinou, então, que a empresa deve assinar a Carteira de Trabalho do autor da ação, realizar os depósitos de FGTS, além de cumprir outras obrigações trabalhistas como o pagamento do décimo terceiro salário.

Em nota, o escritório responsável pelo processo destacou a satisfação com da decisão judicial. Confira a nota na íntegra:

Continua Depois da Publicidade

“O Escritório Dr. Luciano Loeblein Advogado, sediado em Gravataí/RS, contratado pelo reclamante no processo trabalhista julgado parcialmente procedente contra a Uber na Justiça do Trabalho de Porto Alegre/RS, continua na busca pelo direitos dos trabalhadores e manifesta sua profunda satisfação com a decisão judicial.

Fomos contratados em 2017 por um ex-motorista do aplicativo, que buscava o reconhecimento de seus direitos trabalhistas. O processo foi conduzido com ética e profissionalismo, baseado em um amplo estudo jurídico que envolveu pesquisa de casos semelhantes ao redor de todo o mundo. Tendo como base, inclusive, decisões britânicas, americanas, bem como brasileiras.
Reafirmamos nosso compromisso com a ética, a garantia de direitos e a busca por justiça.

Cordialmente,
Equipe de comunicação do Escritório Dr. Luciano Loeblein Advogado.”

Para o diretor de comunicação do escritório, Lucas Loeblein, tanto o caso em si, quanto a sua decisão são históricos e construtivos.  “Abre um precedente favorável ao motorista, que pode acabar por se perpetuar. Mas isso, só veremos com o tempo, com mais decisões em todo o território nacional”, analisou. Ele lembra que o tema é recente, que as decisões, até então, têm sido majoritariamente favoráveis à empresa e que existe na sociedade um entendimento de que os motoristas de aplicativo não têm direitos trabalhistas.

Loeblein ainda falou sobre a relação de trabalho entre o motorista e a plataforma. “Em nosso entendimento, o trabalhador fica, sim, em uma situação mais frágil, tendo em vista que possui – na nossa visão – o vínculo com a plataforma, mas não tem as garantias disso (carteira assinada, FGTS, férias, décimo terceiro). Então, sim, aos nosso olhos, o trabalhador fica em uma situação mais frágil”, comentou.

Continua Depois da Publicidade

A Uber ainda pode apresentar recurso contra a decisão.

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Criminosos usam nome de escritório de advocacia de Gravataí para cometer golpes

Criminosos usam nome de escritório de advocacia de Gravataí…

  O escritório Da Veiga Lima está sendo alvo de uma tentativa de golpe contra clientes, no qual criminosos estão se…
Funcionários de indústria de Gravataí fazem protesto e falam em greve após desacordo; entenda

Funcionários de indústria de Gravataí fazem protesto e falam…

  Funcionários da TKD, uma das principais indústrias de Gravataí, realizaram uma manifestação na manhã desta terça-feira (23) na cidade. Os…
Entidades tradicionalistas de Gravataí se unem na realização da Cavalgada da Amizade

Entidades tradicionalistas de Gravataí se unem na realização da…

  Três entidades tradicionalistas de Gravataí se uniram para arrecadar recursos para a comitiva que buscará a Chama Crioula, em Alegrete.…