Luis Felipe | Após sete anos, Fernanda Fraga deixa a Secretaria de Cultura e Esportes de Gravataí

Luis Felipe | Após sete anos, Fernanda Fraga deixa a Secretaria de Cultura e Esportes de Gravataí
Continua Depois da Publicidade
Foto: Fernanda Fraga/Divulgação

No início do mês Fernanda Fraga trocou o posto de titular da secretaria municipal de Cultura, Esporte e Lazer para assumir como secretária municipal da Educação substituta, ao lado da secretária Sônia Oliveira. Fernanda comandou a área da cultura do governo do prefeito Marco Alba desde o primeiro mandato, ainda quando respondia pela extinta FUNDARC. Especulações à parte, o que podemos afirmar com este remanejo é que Fernanda tem o prestígio do prefeito que a manteve na administração mesmo com o Democratas com passagem comprada rumo a oposição em 2020. Fernanda hoje não integra mais o partido.

Continua Depois da Publicidade

Acompanhei toda a gestão de Fernanda a frente da área da Cultura em Gravataí, seja como consumidor de arte e entretenimento, seja como crítico em diversos momentos. O que é fato e não posso negar é que num momento em que os orçamentos públicos para este seguimento são sistematicamente atacados e achatados, Fernanda Fraga foi uma incansável lutadora pela arte e Cultura do município. Para mim, Cultura é item básico no programa de qualquer governo do século XXI e gestores criativos precisam ser exaltados.

Divulgo a integra da mensagem que Fernanda me enviou esta semana. Nela, um brevíssimo ressumo de sua história com a Cultura da Aldeia dos Anjos.

Continua Depois da Publicidade

“Por sete anos, estive à frente da pasta da Cultura no Governo Marco Alba. Destaco o fato de ter respondido pela vice-presidência do Conselho dos Dirigentes Municipais de Cultura e também de ter integrado o Conselho Nacional de Política Cultural, representando a Associação Brasileira dos Municípios. Sempre trabalhei por mais cultura para Gravataí e para Região Metropolitana. Desde 2017, também respondi pela área do esporte.

Foram inúmeras as conquistas em ambas as áreas. Com a administração austera e inovadora, foi possível fazer mais. Hoje Gravataí tem um Plano Municipal de Cultura, que prevê ações para os próximos 10 anos. Destaco algumas iniciativas, como a criação do Prêmio Dana de Incentivo às Artes Visuais, as edições do Rodeio do Mercosul, Carreteada Estadual de Gravataí, Feira do Livro, Festival de Teatro, Festil, quadras esportivas na Morada do Vale e Cohab A, academias de rua, reformas em Campos de Futebol.

Continua Depois da Publicidade

Desde o início do Governo Marco Alba, já ocorreram vários remanejos e substituições de secretários, o que é muito natural. Portanto, o meu deslocamento para a Secretaria da Educação não foge deste contexto. Além disso, admiro muito a secretária Sonia Oliveira e estou à disposição para trabalhar ao seu lado. São muitas as entregas a serem feitas em 2020”, escreveu.

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

RS tem alerta de tempo severo e temporais de “grande perigo” nos próximos três dias

RS tem alerta de tempo severo e temporais de…

  O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta vermelho para o estado do Rio Grande do Sul, prevendo condições…
Após empresas burlarem sistema, Anatel endurece regras para combater chamadas abusivas

Após empresas burlarem sistema, Anatel endurece regras para combater…

  A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) intensifica sua batalha contra as insistentes ligações telefônicas consideradas abusivas, que há tempos têm…
Cerco policial em Gravataí prende um dos suspeitos de revidar abordagem a tiros

Cerco policial em Gravataí prende um dos suspeitos de…

  Na tarde deste domingo (28), uma operação mobilizou a Brigada Militar de Gravataí, com o apoio aéreo do helicóptero Guapo,…