Resposta imediata! Brigada Militar intensifica ações contra homicídios

Resposta imediata! Brigada Militar intensifica ações contra homicídios
Continua Depois da Publicidade
Operação aconteceu em todas as regiões da cidade Foto: Brigada Militar/ Divulgação

A Brigada Militar iniciou uma ação de pronta resposta aos homicídios que aconteceram em Gravataí no mês de outubro. Apenas na primeira metade do mês, a cidade já contabiliza seis assassinatos, sendo três no último fim de semana. Para conter o crescimento de crimes contra a vida, o 17° BPM, responsável pelo policiamento no município, iniciou nesta segunda-feira (14), uma operação com o apoio dos pelotões de choque de outras sete cidades da Região Metropolitana: Alvorada, Cachoeirinha, Canoas, São Leopoldo, Sapucaia e Viamão.

Continua Depois da Publicidade

De acordo com o Major Luís Felipe Neves, comandante do 17° BPM, durante todo o dia, foram realizadas abordagens desde a parada 103 até a 59. “Nós nós estamos pegando toda Gravataí e passando em locais que nós sabemos de situação mais conflagrada, um pouco mais complicada, estamos fazendo ações de abordagem e identificação”, explicou durante a ação.

O oficial contou ainda que foram duas ações em paralelo. Esta, com repressão qualificada, após as mortes do fim de semana, com foco mais centralizado. “Uma operação que tem ações de polícia de uma forma organizada, e específica e em locais específicos”, detalhou.

Continua Depois da Publicidade

Ela ainda afirmou que a medida é por tempo indeterminado, podendo acontecer em dias e turno alternados. E mesmo quando não contar com o apoio de outras cidades, o comandante do 17°BPM pretende seguir as ações com o efetivo que dispõe.

E outra, que já vem acontecendo desde o início do ano, para a manutenção da segurança pública, com a presença de policiais militares pelas ruas. “Diz respeito às ações de polícia que estão sendo feitas já há bastante tempo, que vem gerando um controle nos indicadores de criminalidade de forma bem positiva”, ressaltou.

Continua Depois da Publicidade

“Nós temos reduções do roubo de veículo, furto de veículo, roubo a pedestre. Com algumas oscilações, temos mantido dentro de um certo controle, o número de homicídios, também”, lembrou Neves.

E as estatísticas de fato mostram que 2019 é, até aqui, um dos anos com o menor número de vítimas de homicídios na década. De acordo com os dados da Secretaria de Segurança Pública do Rio Grande do Sul, entre janeiro e setembro de 2019, a cidade registrou 54 vítimas de homicídio, duas a mais do que no mesmo período em 2018.

Continua Depois da Publicidade

Os dois anos, no entanto, apresentam as menores taxas para o período nos últimos anos. Em 2013, os três primeiros trimestres tiveram 59 vítimas, entre 2014 e 2017, Gravataí nunca terminou setembro com menos de 60 pessoas assassinadas. A última vez em que a cidade registrou menos casos do que nos últimos anos foi apenas em 2012, quando foram mortas 46 pessoas.

 

 

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Após empresas burlarem sistema, Anatel endurece regras para combater chamadas abusivas

Após empresas burlarem sistema, Anatel endurece regras para combater…

  A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) intensifica sua batalha contra as insistentes ligações telefônicas consideradas abusivas, que há tempos têm…
Cerco policial em Gravataí prende um dos suspeitos de revidar abordagem a tiros

Cerco policial em Gravataí prende um dos suspeitos de…

  Na tarde deste domingo (28), uma operação mobilizou a Brigada Militar de Gravataí, com o apoio aéreo do helicóptero Guapo,…
Semana começa com alertas de chuva e granizo em todo o RS

Semana começa com alertas de chuva e granizo em…

  O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja de perigo para chuvas intensas, ventos fortes e queda de…