Como Gravataí reduziu a inadimplência com a ajuda da tecnologia

Como Gravataí reduziu a inadimplência com a ajuda da tecnologia
Continua Depois da Publicidade
Foto: IPM Divulgação

O município de Gravataí reduziu o índice de inadimplência com a ajuda de uma solução tecnológica que agiliza a recuperação de créditos tributários devidos pelos contribuintes. Nos últimos três anos, a queda foi de 30% para 24%. “Estamos falando de um percentual sobre um universo tributário ainda maior do que aquele que tínhamos em 2015”, explica o secretário da Fazenda, Davi Keller Severgnini. A maior redução de inadimplência foi no Imposto sobre Serviços (ISS) – de 27,4% para 15,5%. No caso do IPTU, a queda foi de 36% para 30,4%.

Continua Depois da Publicidade

A prefeitura utiliza o sistema Atende.Net, desenvolvido pela IPM, de Florianópolis. A ferramenta tem uma série de aplicações, incluindo serviços de autoatendimento para o cidadão, como a emissão e o pagamento online do IPTU, e a digitalização de rotinas administrativas, entre elas a abertura de licitações. O módulo que ajudou Gravataí a reduzir a inadimplência é o de gestão fiscal. Ele permite fazer aferição, cruzamento de dados e lançamentos tributários baseados em cadastro geral de contribuintes revisado e de dívida ativa atualizada e auditada em tempo real.

“É essa gestão das informações que nos permitiu inscrever os débitos em cartórios de protestos e no Serviço de Proteção ao Crédito”, explica Severgnini. Segundo ele, o cerceamento ao crédito funciona de forma coercitiva, dando resolutividade à ação do fisco municipal em cobrar os valores indicados pela plataforma Atende.Net. “Esse é o papel da tecnologia, agilizar os processos como a cobrança de débitos fiscais, a partir da gestão eficiente dos dados”, destaca Aldo Luiz Mees, diretor-presidente da IPM Sistemas.

Continua Depois da Publicidade

A empresa

A IPM Sistemas atua há mais de 20 anos no desenvolvimento de softwares em nuvem destinados à gestão pública, com foco em redução de custos, aumento de receita, qualidade e eficiência no planejamento e execução de serviços. Prefeituras, câmaras de vereadores, fundos, autarquias e fundações estão entre os principais clientes que utilizam os sistemas IPM. A empresa, com sede em Florianópolis e Centro Tecnológico em Rio do Sul (SC), conta com aproximadamente 300 profissionais que atuam nas áreas de tecnologia e consultoria técnica, e oferecem atendimento aos milhões de usuários espalhados pelo País.

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Mais uma vez, moradores de Gravataí e Cachoeirinha são exemplos de solidariedade

Mais uma vez, moradores de Gravataí e Cachoeirinha são…

  O intenso volume de chuvas, registrado no Rio Grande do Sul nos últimos dias, tem implicado em alagamentos e deixado…
Mais de dez cavalos estão ilhados em área de Gravataí

Mais de dez cavalos estão ilhados em área de…

  Mais de dez equinos estão ilhados em uma área de campo de Gravataí. Os animais estão em um espaço reduzido…
Empresa terá que indenizar trabalhadora de Gravataí que desenvolveu Síndrome de Burnout

Empresa terá que indenizar trabalhadora de Gravataí que desenvolveu…

  O escritório Zagonel & Nôe Advogados obteve decisão favorável em reclamatória trabalhista movida por uma cliente de Gravataí contra empresa…