- Destaque HomeGeral
- 23 de abril de 2019
Sogil completa implantação de GPS em toda a frota para melhorias no serviço
A empresa de transportes Sogil anunciou concluiu nesta semana a instalação de equipamentos de GPS em todos os veículos intermunicipais da empresa concessionária do transporte coletivo de Gravataí. Como os ônibus municipais já tinham esta tecnologia, agora 100% da frota da empresa está sendo rastreada. Conforme a empresa, a melhoria faz parte do Projeto “Foco no Cliente”, da área operacional da empresa, que ainda prevê etapas de criação de aplicativo que informe, em tempo real ao cliente, o momento em que o ônibus vai passar na parada.
O rastreio da frota traz, ainda, muitas outras melhorias na qualidade do serviço, pois com ele é possível identificar: O horário preciso de início e término das viagens, mesmo nos locais onde não há fiscais ou ponto de controle logístico;
O horário de passagens em pontos estratégicos do itinerário;
A correta realização do itinerário da linha;
A velocidade praticada pelo condutor em cada ponto do trajeto;
Os pontos do itinerário onde o veículo passou por trânsito lento;
As paradas no percurso não programadas;
As paradas que foram fornecidos embarques/desembarques;
Entre outras informações.
Com estes dados é possível esclarecer dúvidas dos clientes, pelos canais de atendimento, relacionadas à prestação dos serviços, como o horário em que a linha “Gravataí Ponte” passa na “parada 88”, por exemplo, assim como é possível tratar problemas operacionais junto às tripulações, pois as informações fornecidas pelo GPS são precisas.
Assim, a nova ferramenta já está sendo muito utilizada pelos processos da SOGIL e gerando mais qualidade no serviço oferecido ao cliente, pois possibilita que as não conformidades sejam identificadas e tratadas, evitando a sua repetição.
CCO – Centro de Controle Operacional
Para a identificação das não conformidades, foi implantado um CCO – Centro de Controle Operacional, sala com sete postos de trabalho e oito telões de controle, na garagem sede da empresa (parada 96). Uma equipe especialmente focada neste processo controla todas as não conformidades apontadas pela ferramenta e encaminha para tratativas dos diversos setores da empresa.
Logística
A Logística da Garagem 96 recebeu uma tela de controle do rastreio da frota em sua sala para monitorar o andamento das diversas linhas da empresa, em tempo real, possibilitando identificar atrasos no trecho e outros problemas, antecipando, assim, ações corretivas.
Orientação profissional
O setor de orientação profissional já está utilizando a ferramenta do rastreio da frota para demonstrar ao colaborador envolvido em uma não conformidade, no momento do atendimento, os dados que identificam a falha que ocorreu. Isso facilita a visão do colaborador sobre o problema e, também, serve para o profissional responsável pela orientação direcionar melhor o ponto a ser corrigido/eliminado/melhorado. Exemplos são mudanças de itinerário, não cumprimento dos horários estabelecidos, velocidade fora do padrão, dentre outros. Assim, a informação fica clara para todos.
Aplicativo
Está sendo elaborada uma ferramenta de leitura da localização, em tempo real, dos veículos da SOGIL, para que futuramente o cliente tenha a facilidade de pesquisar em um aplicativo o horário em que cada linha passará na sua parada. Hoje, esta facilidade já está disponível, para as linhas municipais, com o aplicativo TimeBus, porém, muito em breve, todas as linhas da empresa, municipais e intermunicipais, poderão ser pesquisadas.