Projeto de lei propõe que idosos tenham acesso a todos os assentos em ônibus



86383ba4-7e4c-4381-ac1d-efc5e92aa7ab

O vereador Bombeiro Batista (PSD) propôs um Projeto de Lei que garante a pessoas a partir dos 65 anos passarem pela roleta dos ônibus de linhas municipais, assim tendo acesso aos demais assentos da parte de trás do coletivo.

 

De acordo com Batista, o projeto tem como principal objetivo a segurança e a comodidade para os idosos no transporte público de Gravataí.

 

“Quando entramos no ônibus, vemos os idosos na parte da frente, muitas vezes em pé. Isso é complicado, pois em uma freada brusca ou em caso de acidente, eles são os alvos mais fáceis”, salientou.

 

Ainda segundo o vereador, a lei já existe em outras cidades como Caxias do Sul e Vitória, no Espírito Santo. O projeto segue em tramitação na Câmara de Vereadores de Gravataí e poderá ser aprovado pelos vereadores nos próximos dias.

 

Confira um trecho da justificativa do Projeto de Lei 

O clamor da população idosa acima de 65 anos, faz referência ao fato de que o Estatuto do Idoso garante a gratuidade nos transportes coletivos apenas apresentando um documento de identificação, porém, não libera o acesso aos assentos traseiros, posteriores à catraca/roleta. Este cenário permite que idosos circulem em pé apenas na parte dianteira (quando todos os assentos preferenciais já estiverem ocupados) havendo assentos disponíveis/vagos na parte traseira, aumentando o grau de risco à integridade física do passageiro.

faixa


Escreva um comentário

Ver todos os comentários  

Your e-mail address will not be published. Also other data will not be shared with third person. Required fields marked as *