Podcasts, a febre dos anos 2000 está com força total

PODCAST

Você já ouviu este termo ? Você sabe o que é um podcast ? Não sabe ????

Bom, não se preocupe, bastante gente não sabe, e eu vou explicar aqui para vocês o que é e para o que serve.

A palavra “podcast” vem da junção do pod de ‘iPod’, algo como ‘Personal on Demand’ (pessoal sob demanda) e cast de ‘broadcast’ (radiodifusão). Ou seja, é algo como “uma rádio sob demanda para você”… entendeu ? Hehehe

Basicamente um podcast nada mais é um conteúdo multimídia (que geralmente é áudio, mas pode ser vídeo também), que é disponibilizado periodicamente, através de um site, para seu público que o acompanha através de um feed.

Feed é um termo que identifica uma lista que diz o que tem de atualização no site. Assim, podemos acompanhar as atualizações feitas em um blog, podcast, site de notícias, fotos, etc…

Um pouco da história

Os podcasts nasceram por volta de 2004, meio devagar, mas foi por volta de 2005, 2006 que se popularizaram, com a possibilidade de ouvir os áudios vindos de listas de feed externas nos aplicativos mais utilizados. Ou seja, somente se popularizaram quando os aplicativos de ouvir música propiciaram a utilização dos feeds em suas interfaces.

De lá para cá foram perdendo um pouco de espaço e acabaram que não foram muito utilizados, ou pelo menos não estavam “na boca do povo”, não se ouvia falar tanto de podcasts, não tanto quanto as redes sociais por exemplo.

Mas para que serve ?

Bom, esta pergunta deve estar na sua cabeça até agora: Tá Sérgio, mas para que raios estes podcasts são usados ?

Eu lhes respondo:

Entenda os podcasts como programas de rádio que são transmitidos periodicamente, e a cada publicação tem um assunto diferente para tratar, dentro, geralmente, de uma linha de pensamento já definida pelo autor do site/podcast, por exemplo, vejamos alguns podcasts que existem hoje, e alguns dos seus episódios:

Obs: Esta listinha aqui foi retirada de uma breve busca no google sobre “podcasts famosos”

  • Nerdcast – Programa do site JovemNerd que fala sobre muitas coisas geek, ou seja, coisas que os jovens e as crianças que vivem no mundo conectado de hoje adorariam ouvir.
  • Braincast – É um conteúdo voltado para profissionais de marketing, comunicação e designers, e faz parte do site Brainstorm9, um dos maiores na área.
  • Papo de Gordo – Um podcast que nasceu para se tornar um ponto de referência sobre obesidade, dietas, cirurgia de redução de estômago, perda de peso e toda e qualquer forma para se levar uma vida mais saudável.
  • Beercast – Este podcast não tem como não tratar de Cerveja com este nome né !? Hehe pois é..
  • Caixa de Histórias – Uma experiência diferenciada com a literatura.
  • Mário Sérgio Cortella – Podcast de um dos filósofos mais famosos do país, onde ele apresenta Reflexões e provocações sobre o cotidiano e as relações humanas.
  • Popzêra – Podcast do site OGlobo, que fala sobre cultura pop, com dicas semanais de cinema, música, séries e livros.
  • Conversa com Bial – um podcast que apresenta o material do programa exibido na TV.

E um milhão mais de podcasts que eu poderia apresentar aqui para vocês…

Mas o mais legal disto é: vocês perceberam que assunto é o que não falta em formato de podcasts ?

E sabe mais, os podcasts são feitos de forma muito profissional, o pessoal se puxa para fazer o melhor conteúdo com o melhor áudio, para que você ouvinte não deixe de querer ouvir mais e mais o podcast deles.

Ouvir podcast hoje em dia, eu me arrisco a dizer, que está muito mais em alta do que na época em que apareceram, existem muuuitos podcasts ótimos, e sabe por que ? Porque é uma forma barata de se disponibilizar conteúdos e ficar muito mais perto do ouvinte, é muito mais fácil você gravar um conteúdo de áudio em casa do que ter que abrir uma rádio.

Claro que existem também as rádios online, aquelas que ficam 24h por dia no ar, mas isto também pode se tornar mais caro, já os podcasts você pode ver como se fosse um programa de alguma rádio, por exemplo o “Sala de Redação”, sei lá, você sabe que toda a semana vai ter um assunto novo abordado naquele site, oriundo do mesmo macro-assunto, por exemplo o podcast Nerdcast, o assunto é “coisas nerd” e alguns episódios são, por exemplo: “Breve história dos games”, “Start Wars”, “RPG – Call of cthulhu 2”, “Liga da Justiça, e aí?”, sabe, você fica louco para saber qual será o novo episódio do seu podcast favorito, pois ele fala sobre um assunto que você adora…

Ok, mas e agora, sabendo de tudo isto EU QUERO ESCUTAR E SEGUIR OS MEUS PODCASTS, COMO EU FAÇO ???

Programas para podcasts

Bom, vou apresentar alguns programas que facilitam a sua vida com isto:

Android

Para você que tem seu celular com Android, pode utilizar um dos melhores apps para isto:

Podcast Addict (https://play.google.com/store/apps/details?id=com.bambuna.podcastaddict&hl=pt)

Basta acessar seu google play e pesquisar pelo nome. O aplicativo inclusive facilita muito na hora de adicionar podcasts, com uma ferramenta de busca interna, então você não precisa nem sair do app para buscas seu programa favorito.. só procurar e pronto!

iOS (iPhone)

Para iPhone eu realmente não posso opinar, mas me disseram que um dos melhores é o Overcast (https://itunes.apple.com/us/app/overcast-podcast-player/id888422857?mt=8) Da mesma forma que o do android, basta ir a loja de aplicativos e procurar por ele.

Pelo que vi é bem parecido e completo quanto o Addict.

Para Computador

Para Windows eu encontrei o Grover (https://www.microsoft.com/pt-br/store/p/grover-podcast/9nblggh6c4bc#) que parece bem bacana também…

Para Linux

E para Linux, o Vocal Project (http://vocalproject.net/) me pareceu um ótimo software para ouvir seus podcasts no Linux.

Conclusão de tudo

Vai ser muito legal você se aventurar nesta forma de obter informação, com um formato bastante fácil de obter, e muito barato também, você pode instruir sua mãe e seu pai, sua vó e vô a ouvir também, coloca no celular deles que eles vão adorar ouvir os conteúdos novos.

Assim como ler livros e jornais, ouvir bons conteúdos também são uma ótima saída à ficar somente no Facebook ou na frente da TV.

Diversifique-se, ouça mais podcasts!

Um abraço.


Escreva um comentário

ver mais comentários  

Your e-mail address will not be published. Also other data will not be shared with third person. Campos obrigatórios marcados como *