Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Gravataienses devem atualizar seus cadastros para não perder o benefício ao Bolsa Família

Foto: Prefeitura Municipal de Gravataí/Divulgação

Os beneficiários do programa Bolsa Família devem comparecer a unidade de saúde mais próxima da sua residência para atualização cadastral, de acordo com as secretarias municipais da Família, Cidadania e Assistência Social (SMFCAS) e a de Saúde (SMS). A informação foi divulgada pela Prefeitura de Gravataí nesta sexta-feira, 17.

Quem não cumprir as exigências terá o benefício cancelado. A ação faz parte do cronograma do Sistema de Gestão do Programa Bolsa Família na Saúde. Por isso, é necessário apresentar a caderneta de vacinação, o cartão do Bolsa Família e o cartão da gestante (se a mulher estiver grávida), referente ao 1º semestre de 2019.

A atualização dos dados das famílias do programa ‘Bolsa Família’ possibilita acompanhar o cumprimento do calendário básico de vacinação, o crescimento e desenvolvimento da criança, o seguimento do calendário de pré-natal da gestante, a assistência pós-parto e a realização da vigilância nutricional. O acompanhamento do programa acontece a cada seis meses.

É fundamental para seguir com o Bolsa Família

Desde que o programa Bolsa Família surgiu em 2003, após a junção de outros programas, algumas regras foram implantadas e outras ganharam maior rigidez para a evolução do programa e um maior controle. E quem sempre pensou que o Bolsa Família fazia apenas a transferência de renda para as pessoas sem nenhuma exigência, acabou se enganando e percebendo que isso não era verdade. Desde o início do Programa Bolsa Família, surgiram as chamadas condicionalidades, as quais continuam até hoje.

O acompanhamento das condicionalidades de saúde é feito duas vezes ao ano e é obrigatório para manutenção do benefício. O serviço pode ser feito em qualquer unidade de saúde do município.

Write a Comment

view all comments