Vereadores denunciam insalubridade em escola infantil de Cachoeirinha

Vereadores denunciam insalubridade em escola infantil de Cachoeirinha
Continua Depois da Publicidade
Segundo parlamentares, foi verificada temperatura acima de 50 graus em um dos ambientes. Foto: Reprodução/Redes Sociais

A sexta-feira (17/3) foi um dia de muito calor na região, mas a situação descrita por vereadores de Cachoeirinha após visita a uma escola infantil preocupou a comunidade. Em publicação nas redes sociais, o parlamentar David Almansa relata que esteve com Mano do Parque e Jordan Protetor no Ginásio da Fátima, onde está instalada provisoriamente a EMEI Menino Jesus. O local é insalubre, de acordo o vereador.

Continua Depois da Publicidade

“O prédio da escola foi interditado por falta de manutenção por parte da Prefeitura. Encontramos uma escola precária. Materiais do ginásio armazenados de forma inadequada e ao alcance das crianças, sendo ferramentas e equipamentos pesados. Canos expostos, salas sem janela, ar-condicionado ineficaz e até ratos”, postou Almansa.

Conforme o petista, a situação mais alarmante foi verificada na cozinha. “Encontramos três trabalhadoras praticamente confinadas em um espaço com telhado de zinco sem forro. Medimos a temperatura e estava em absurdos 52 graus! Duas delas passaram mal e foram levadas à UPA pela Brigada Militar. São duas semanas trabalhando em um local onde há até para dificuldade respirar! Havia piso descolado e com cheiro forte, porta caindo, pias onde as crianças não alcançam. Bebedouros não instalados. O pátio onde as crianças brincavam estava com a temperatura na casa dos 40 graus”, disse.

Continua Depois da Publicidade

No relato Almansa também informa que a Brigada Militar foi acionada para registro de boletim de ocorrência, bem como a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros.

Posicionamento da Prefeitura

Continua Depois da Publicidade

O Giro de Gravataí procurou a Prefeitura de Cachoeirinha para saber seu posicionamento sobre as situações relatadas pelos vereadores acerca das instalações provisórias da EMEI Menino Jesus. Confira, na íntegra, a resposta:

“A Secretaria Municipal de Educação informa que tem laudos técnicos que autorizaram o funcionamento da EMEI no local.

Continua Depois da Publicidade

Durante a instalação da escola provisória, um membro da Comissão de Educação da Câmara de Vereadores esteve no local e não fez nenhum tipo de questionamento sobre a montagem da estrutura.

A Defesa Civil compareceu na escola ontem e verificou que não havia a necessidade de interdição, e vai solicitar o laudo técnico do Inmetro referente ao termômetro usado pelos visitantes, que direcionavam o mesmo para um teto de zinco exposto ao sol (conforme fotos divulgadas em redes sociais).

Continua Depois da Publicidade

Todas as salas de aula possuem ar-condicionado e a informação de que as crianças estão tendo aula em uma temperatura acima de 50 graus é inverídica, mentirosa e de má-fé.

Não é possível colocar um sistema de ar-condicionado na cozinha, pois isso pode ocasionar a proliferação de fungos ou bactérias. Somente o uso de ventiladores é permitido. Em relação ao botijão P13 (doméstico), é permitido que neste peso o item fique no interior da cozinha.

Alguns problemas pontuais estão sendo resolvidos na maior agilidade possível, como a instalação de dois climatizadores que borrifam água no ambiente, causando a diminuição da temperatura e que tem previsão de serem entregues pela empresa contratada na próxima segunda-feira (20/3).

Continua Depois da Publicidade

A Secretaria Municipal de Educação está e sempre esteve aberta ao diálogo, e se mantém à disposição dos pais para sanar qualquer tipo de dúvidas. E lamenta a espetacularização da ação, com o acionamento de duas viaturas policiais que deixaram de patrulhar as vias do município para atenderem uma ocorrência com claro cunho político, visando vantagem eleitoreira e sem preocupação educacional.”

 

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas