Uma sala para o bem-estar das crianças no Pronto Atendimento de Gravataí

Uma sala para o bem-estar das crianças no Pronto Atendimento de Gravataí
Continua Depois da Publicidade
Foto: Prefeitura Municipal de Gravataí/Divulgação

As mamães e papais que levarem os seus filhos para atendimento no Pronto Atendimento Municipal 24 Horas (PAM 24h), agora contam com mais um aliado nessa hora tão difícil para os pequenos. Foi inaugurada nesta semana, uma biblioteca infantil. O espaço oferece livros, brinquedos, mesinha e cadeiras paras as crianças se distraírem enquanto esperam ser atendidas ou para desfrutarem depois de algum procedimento.

Continua Depois da Publicidade
Foto: Prefeitura Municipal de Gravataí/Divulgação

A ideia, que sempre foi um desejo da equipe do local, de acordo com Angelica Jardim, coordenadora do PAM 24h, surgiu com o propósito de tornar o ambiente hospitalar menos intimidador e incentivar a leitura e a educação. A técnica e estudante de enfermagem, Silvia Andréia Furtado, ajudou na operacionalização do projeto e na arrecadação dos livros, brinquedos e demais materiais. Silvia está cursando uma disciplina que fala sobre educação infantil, a partir daí viu a possibilidade e a necessidade de dar seguimento ao projeto da biblioteca. Para ela esse tipo de espaço é muito importante pois “é uma forma de deixar o ambiente hospitalar menos traumatizante, trazendo um colorido para as crianças”.

A biblioteca

O espaço, que anteriormente servia à Sala de Testes Rápidos, foi todo pintado e decorado de forma a ficar bem colorido e atrativo. Junto com Angélica e Silvia, a técnica de enfermagem Rose Bauer e o coordenador de enfermagem Sandro Rocha também participaram da revitalização do local. Todo o material foi fruto de doações dos colegas de Silvia e arrecadação feita pelos próprios profissionais do PAM 24h.

Continua Depois da Publicidade
Foto: Prefeitura Municipal de Gravataí/Divulgação

Na biblioteca as crianças encontram livros de história infantil, livros com atividades, gibis, brinquedos e um espaço onde podem se sentir mais confortáveis com o ambiente hospitalar. Essa iniciativa é validada por estudos científicos. Uma pesquisa da Universidade Federal do Rio de Janeiro traz relatos de crianças falando como gostariam que fosse o local onde estão sendo atendidas.

A humanização é essencial no atendimento à saúde. Profissionais que tenham iniciativas como essa do PAM 24h são parte importante da construção de um SUS com mais qualidade.

Continua Depois da Publicidade

Doações para a Biblioteca do Pronto Atendimento 24h

Se você quiser ajudar a manter o espaço funcionando, o PAM está aceitando doações de mais livros e brinquedos. Os interessados em doar devem levar o material até o local e pedir para falar com a coordenação. O Pronto Atendimento fica na Avenida Brasil, esquina com a ERS-118, número 1150.

*Com informações da Prefeitura de Gravataí

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Policiais do RS passarão a utilizar câmeras corporais ainda neste ano

Policiais do RS passarão a utilizar câmeras corporais ainda…

  A Secretaria da Segurança Pública (SSP) do Rio Grande do Sul têm a expectativa de que as forças policiais comecem…
Hospital Dom João Becker revalida certificação de qualidade pela ONA

Hospital Dom João Becker revalida certificação de qualidade pela…

  O Dom João Becker obteve a revalidação de seu certificado pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), entidade que atesta a…
Gravataí e Cachoeirinha vão receber doses da vacina contra a dengue

Gravataí e Cachoeirinha vão receber doses da vacina contra…

  O Rio Grande do Sul deve receber, nos próximos dias, um lote de 126.132 doses de vacina contra a dengue, que serão distribuídas…