Torneio de Robótica de Gravataí terá nova edição em 2023

Torneio de Robótica de Gravataí terá nova edição em 2023
Continua Depois da Publicidade
Foto: Caroline Goulart/PMG

O primeiro Torneio de Robótica de Gravataí, promovido pela Prefeitura, por meio do programa Usina de Talentos, da Secretaria Municipal da Ciência, Inovação e Tecnologia (Smict), nos dias 9 e 10 de novembro, no ginásio do Colégio Dom Feliciano, reuniu 38 equipes das escolas municipais, estaduais, federais, privadas e independentes.

Continua Depois da Publicidade

A competição foi dividida nas seguintes modalidades teóricas: princípios da competição e projeto de pesquisa e inovação; e nas modalidades práticas de construção criativa de robô e desafios práticos (Lego e circuito livre). “A tecnologia e a inovação são o futuro, e ver esse ginásio cheio de jovens talentosos, que já estão se preparando para esse momento, é muito lindo”, disse o prefeito Luiz Zaffalon.

Todas as 38 equipes foram inscritas nas modalidades teóricas, 14 na modalidade prática da criação do robô, sete no desafio Lego e 11 no circuito livre, sendo que 80% das equipes inscritas participaram pela primeira vez de um torneio de robótica.

Continua Depois da Publicidade

Para Bruno Ósio, integrante da equipe de robótica Trail Blazers e participante da comissão organizadora, o evento superou as expectativas. “Posso dizer que foi fantástica a colaboração das equipes para trazer vida à competição, com seus cantos de torcida e apoio aos adversários, na vitória ou na derrota”, comentou.
“Foi um evento de inclusão de todas as escolas de educação no município, em que todos participaram de forma colaborativa e dentro do que cada equipe poderia apresentar, na essência de suas escolas”, disse a organizadora do evento e coordenadora do programa Usina de Talentos, Nayala Ramos. “Foi encantador ver uma equipe apoiando a outra, sem ter adversários, mas sim colaboração, que é o espírito da robótica”, complementou.

Para a secretária de Inovação, Ciência e Tecnologia Selma Fraga, o evento foi uma oportunidade para reunir todos os talentos da cidade. “Mostramos onde está a riqueza do município em talento e conhecimento”, afirmou. Todos os participantes receberam medalha e certificado de participação, e os vencedores ganharam troféu. Conforme a Prefeitura, após o sucesso da estreia, o torneio terá nova edição em 2023.

Continua Depois da Publicidade

Vencedores

Princípios da Competição

Continua Depois da Publicidade

Séries Iniciais: Evolution of Technology, do SESI
Séries Finais: Techno Maix, da EMEF Bárbara Maix
Ensino Médio: Kronos, do SESI

Projeto de pesquisa e inovação
Séries Iniciais: Ekichuva, do Colégio Dom Feliciano
Séries Finais: RMM, da EMEF Murialdo
Ensino Médio: Shad Sol, do SESI

Continua Depois da Publicidade

Construção criativa do robô
Séries Iniciais: Roboclô, da EEEF Clotilde Rosa
Séries Finais: Robô Bípede, do Colégio Dom Feliciano
Ensino Médio: Tech Monkeys, do SESI

Modalidade prática seguidor de linha
Damatronic, do SENAI

Modalidade prática LEGO
Untitled, do SESI

Continua Depois da Publicidade

Técnico destaque
Kévini Stein, do SESI

Equipe destaque
IF-Else Robotics, do SESI

*Com informações da assessoria de comunicação da Prefeitura de Gravataí.

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas