Talento para o desenho traz as primeiras oportunidades para jovem gravataiense

Talento para o desenho traz as primeiras oportunidades para jovem gravataiense
Continua Depois da Publicidade
Yuri Oliveira de Paula, de 16 anos, vem conquistando reconhecimento com os trabalhos artísticos. Imagens: Reprodução

Na infância, Yuri Oliveira de Paula adorava desenhar, mas foi na adolescência que a grande habilidade artística do gravataiense começou a se destacar. Aos 16 anos, ele vem conquistando as primeiras oportunidades de trabalho com a sua arte. “O objetivo é mostrar minha criatividade com histórias e ilustrações de personagens existentes ou não”, comenta.

Continua Depois da Publicidade

O jovem recorda que começou a ganhar prática a medida que os colegas descobriam seu talento. “Só fazia pra mim os desenhos, até que algumas amigas começaram a pedir que fizesse desenhos para elas de bonecas que encontravam no YouTube”, relata. Quanto mais desenhava, mais queria aprender e aprimorar os traços. “Sempre assistia tutoriais de como fazer personagens da Cartoon Network e de mangás”, salienta.

Segundo Yuri, em suas primeiras produções não se percebia um estilo próprio. Hoje, é diferente. “Estou procurando e me adaptando a um estilo novo, um traço que mostre que foi aquilo que eu fiz, algo que mostre a minha personalidade”, explica. No período pandêmico, o estudante decidiu investir mais no trabalho artístico e mostrar suas criações. Participou de desafios de desenhos no Instagram e teve uma de suas obras, um retrato do escritor Machado de Assis exposto na biblioteca de uma escola.

Continua Depois da Publicidade

O trabalho mais recente do gravataiense foi a criação de ilustrações para um dos capítulos do livro infantil “A Aldeia dos Anjos – Um lugar no mundo”, do professor de História Amon da Costa. A obra, que será lançada em breve, aborda temas como meio ambiente, histórias dos povos e diversidade étnica. Yuri fez as ilustrações para a segunda parte do livro, que traz o personagem Ernesto, um adolescente açoriano muito sonhador e persistente.

O autor da obra literária revela que quatro ilustradores participaram da produção e Yuri foi selecionado entre diversos alunos. “Fiz questão de abrir portas e oportunidades para essa galera do mundo do desenho. E ele é um dos melhores ilustradores da nova geração! Tenho certeza de que ainda ouviremos e veremos muito os traços do Yuri”, ressalta Amon.

Continua Depois da Publicidade
Personagem açoriano desenhado por Yuri para o livro de Amon da Costa. Imagem: Reprodução

Outros desenhos produzidos pelo jovem podem ser conferidos no Instagram @yurik_draws.

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Em turnê, autor de livro sobre a história de Gravataí faz apresentação em asilo

Em turnê, autor de livro sobre a história de…

  Com uma turnê que já alcançou a atenção de mais de 2 mil estudantes em Gravataí, o professor, colunista do…
História de Gravataí contada sob perspectiva da magia encanta crianças nas escolas

História de Gravataí contada sob perspectiva da magia encanta…

  Conforme as crianças iam se acomodando no salão para assistir a contação de história, já era possível perceber alguns olhares…
Livro infantil sobre a formação histórica e social de Gravataí será lançado em março

Livro infantil sobre a formação histórica e social de…

“Quatro histórias que tem como pano de fundo o meio ambiente, os povos que construíram a cidade e as forças mágicas…