Sem definição do Piratini, Marco Alba adia decreto e Gravataí fica com bandeira laranja

Sem definição do Piratini, Marco Alba adia decreto e Gravataí fica com bandeira laranja
Continua Depois da Publicidade
Prefeito falou ao vivo pela página oficial da Prefeitura. Foto: Luiz Fernando Aquino/Reprodução/Prefeitura Municipal de Gravataí

Embora esteja sob bandeira vermelha, Gravataí seguirá com medidas da bandeira laranja até às 19h de amanhã (23). A decisão foi informada pelo Prefeito Marco Alba durante transmissão pelo Facebook na noite de hoje. Marco afirmou que o município está com o decreto pronto, mas como o governo do RS não assinou o decreto estadual e os protocolos, o prefeito optou por esperar.

Continua Depois da Publicidade

“Não vamos nos sujeitar a a fazer uma publicação ou tomarmos uma medida que amanha possa ser alterada”, afirmou Marco, lembrando que o município pode apenas tomar medidas mais rígidas que as colocadas pelo Piratini, o que segundo o prefeito não é a intenção. Mais uma vez, Marco criticou o que chamou de “relaxamento em demasia”, e alertou que neste momento estamos mais próximos de uma alteração da bandeira vermelha para preta do que de um retorno para a laranja.

O prefeito ainda mencionou que vai seguir cobrando o governo do estado para que respiradores enviados pela União ao Rio Grande do Sul sejam repassado a Gravataí.

Continua Depois da Publicidade

De acordo com o Palácio Piratini, indústrias que estão em cidades classificadas com bandeiras vermelhas, como é o caso de Gravataí, deverão seguir com os protocolos de funcionamento colocados para as cidades com bandeiras laranja, situação em que a cidade estava, podendo manter 75% dos trabalhadores em atividade. Na prática, significa que as indústrias de Gravataí não deverão sofrer alterações em seus funcionamentos.

Já o transporte coletivo terá seus protocolos alterados, como noticiado mais cedo pelo Giro de Gravataí.

Continua Depois da Publicidade

Cidade registrou mais 17 casos de coronavírus

O secretário da Saúde, Jean Torman, também divulgou a atualização do boletim epidemiológico da cidade. Nas últimas 24 horas foram registrados 17 novos casos de coronavírus no município, totalizando 270 pessoas já diagnosticadas com a doença;

Os dois registros mais graves são de um homem de 33 anos e uma mulher de 38 anos, que apresentam o quadro clínico de síndrome respiratória aguda grave. Desde o início da pandemia, 108 moradores já foram considerados curados. Sete pessoas morreram em decorrência da doença.

Continua Depois da Publicidade

Comissões deverão planejar medidas para a educação

Jean também informou que um decreto deve ser publicado ainda hoje, determinando a criação de “Centros de Operações em Emergência para Educação”. De acordo com o secretário, a medida institui “comissões temáticas que vão planejar os planos de contingência para cada atividade de ensino no município”, incluindo escolas, faculdades, cursos livres.

Segundo o decreto, um dos centros será o municipal e cada instituição de ensino com mais de 100 alunos deverá constituir o seu próprio centro, com o compromisso de elaborar um plano de ação para o enfrentamento do contágio pelo coronavírus em seu estabelecimento.

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Rio Gravataí supera os 6 metros e se aproxima da maior cheia de sua história, em 1990

Rio Gravataí supera os 6 metros e se aproxima…

  Com 6,13m, última medição oficial da Defesa Civil de Gravataí, o Rio Gravataí não para de subir e pode se…
Emergência do Hospital Dom João Becker restringe atendimentos

Emergência do Hospital Dom João Becker restringe atendimentos

  O Hospital Dom João Becker informa que, em razão dos efeitos da enchente que assola todo o Estado e o…
Morador de Gravataí que estava ilhado e incomunicável na BR-386 é resgatado pela PRF

Morador de Gravataí que estava ilhado e incomunicável na…

  A família do gravataiense Leonardo Silveira de Oliveira, 33 anos, respira aliviada. Isso porque nesta sexta-feira (3) ele mesmo conseguiu…