Saúde de Gravataí pode ser avaliada através de pesquisa enviada aos pacientes

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Com o objetivo de avaliar e sempre qualificar o atendimento oferecido na rede municipal, a Prefeitura de Gravataí lançou o “Atualizaí”, uma ação destinada a pacientes que utilizam os serviços de saúde. A principal ferramenta é a pesquisa de satisfação, que começou a ser enviada no início de junho.

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Os questionários, que avaliam tópicos como tempo de espera para consultas e a qualidade do atendimento médico, já foram encaminhados a mais de 16 mil pacientes somente no último mês, dos quais nove em cada dez se mostraram satisfeitos com o profissional que prestou o atendimento.

Foto: Jéssica Beltrame/PMG

“Com esses dados, podemos ter um panorama geral dos serviços prestados pela nossa rede de saúde. Assim, conseguimos fazer uma avaliação descritiva e identificar as principais demandas dos pacientes, que também podem fazer sugestões”, destaca o prefeito Luiz Zaffalon.

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Como funciona 

O paciente recebe uma mensagem – via WhatsApp, pelo número (51) 3600 – 7201 -, após o atendimento médico em uma das 29 unidades de saúde ou em algum dos três Centros de Atenção Psicossocial (Caps): Caps i, Caps II ou Caps AD. 

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Após clicar no link, a pessoa é direcionada para responder a pesquisa de satisfação. Conforme o técnico em informática da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) Ronildo Silva dos Santos, a ideia é estender os questionamentos para todos os demais serviços de saúde especializados em um futuro próximo.

As duas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do município, por exemplo, já contavam com os questionários, enviados por mensagem (SMS) aos pacientes. Com a expansão para o WhatsApp, o intuito é de que mais pessoas possam avaliar a prestação dos atendimentos. Somente nas 29 unidades de saúde, foram registradas 24.132 consultas médicas ao longo de junho. Ao menos 3.091 pessoas (18,84%) responderam o questionário.

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“Assim, também temos um feedback sobre os atendimentos das nossas equipes de saúde. Essas iniciativas sempre são pensadas e promovidas com o objetivo de enfatizar que somos todos unidos com foco no atendimento prestado ao cidadão”, destaca o secretário da SMS, Régis Fonseca.

O titular da pasta lembra que Gravataí tem investido fortemente na melhora da qualidade da rede municipal de saúde em todas as áreas, o que tem refletido em relevantes conquistas ao município.

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Recentemente, Gravataí foi reconhecido em ranking que mede a qualidade e o desempenho oferecidos aos usuários na área da saúde. Entre as cidades gaúchas com mais de 200 mil habitantes, o município atingiu a primeira colocação no Previne Brasil, programa do Ministério da Saúde que serve como parâmetro para o financiamento das ações na área de Atenção Básica a partir de sete indicadores estabelecidos.

Avaliação das estruturas físicas

Outro tópico avaliado pela pesquisa de satisfação são as instalações físicas da unidade de saúde ou do serviço especializado onde são feitos os atendimentos. Tendo em vista aperfeiçoar os resultados deste parâmetro, a Prefeitura deve entregar dez novas unidades de saúde até o final do próximo ano, adequadas e com acessibilidade, de forma a qualificar ainda mais a rede municipal de saúde estrutural e assistencialmente.

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O que a ferramenta avalia

Atualmente, a ferramenta avalia três temas: o tempo de espera para o atendimento, o profissional que prestou o atendimento e as instalações físicas dos espaços. Por conta disso, a SMS recomenda que os pacientes atualizem seus contatos telefônicos nas suas unidades de saúde de referência. Conforme a primeira amostragem de junho, mais de 7,5 mil pessoas não tinham nenhum tipo de número para comunicação.

Ainda conforme a pasta, o objetivo é, em breve, possibilitar aos pacientes que façam o agendamento e confirmem suas consultas e exames por WhatsApp. Além disso, divulgar para as comunidades ações de prevenção e promoção à saúde que estejam ocorrendo ou próximas de serem realizadas nos bairros da cidade, como grupos de saúde desenvolvidos pelos serviços e avisos sobre vacinação.

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