• Geral
  • 28 de junho de 2022

Sancionada lei que pode reduzir a conta de luz

Sancionada lei que pode reduzir a conta de luz
Continua Depois da Publicidade

Foi sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro a lei que pode reduzir as contas de luz em 5,2%. A Lei 14.385, de 2022, foi assinada ontem (27) e determina que a Agência Nacional de energia Elétrica (Aneel) compense os créditos de  PIS/Cofins cobrados indevidamente de usuários.

Continua Depois da Publicidade

PL 1.280/2022, que originou a norma, foi aprovado pelo Senado no início de junho. De acordo com o autor, senador Fabio Garcia (União-MT), o STF decidiu que o ICMS cobrado das distribuidoras não deve compor a base de cálculo do PIS/Cofins incidente sobre as tarifas, o que habilitou essas empresas a receberem uma restituição bilionária da União. Mas os valores não pertencem às empresas, e sim aos consumidores, pois os tributos, incorporados às tarifas, são repassados aos usuários. Como explicou Garcia, a apropriação dos recursos pelas empresas representou um ganho indevido.

— Estamos aqui fazendo justiça ao consumidor de energia, ao cidadão que pagou indevidamente por mais de 20 anos, uma bitributação. Estamos devolvendo com justiça esses valores pagos a mais ao trabalhador, de forma regrada, organizada e rápida — disse o senador durante a votação.

Continua Depois da Publicidade

Para o relator, Eduardo Braga (MDB-AM), não há dúvida quanto ao fato de que os consumidores devem ser os beneficiários dos créditos, já que foram eles que pagaram a contribuição ao PIS/Pasep e à Cofins em valor maior do que deveria ter sido cobrado. O total chega a quase R$ 50 bilhões.

— Se o consumidor pagou um valor maior, não há que se falar em não receber integralmente os créditos tributários decorrentes da decisão do STF.

Continua Depois da Publicidade

*Com informações da Agência Senado

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Abastecimento de água deve ser normalizado na tarde desta quinta-feira em Gravataí

Abastecimento de água deve ser normalizado na tarde desta…

  A falta de energia elétrica provocada pelo temporal da madrugada desta quinta-feira (21), causou oscilações na distribuição de água da…
Senado pode votar hoje projeto que acaba com “saidinha” de presos; entenda

Senado pode votar hoje projeto que acaba com “saidinha”…

  O Senado retoma as sessões deliberativas hoje (20) com um importante tema em pauta: o projeto de lei que visa…
Mais de 5 mil clientes seguem sem luz na Região Metropolitana; Governo do RS se reunirá com as Prefeituras

Mais de 5 mil clientes seguem sem luz na…

  Tendo em vista a demora no trabalho de restabelecimento do serviço de energia à população, nesta quarta-feira (24), o Governo…