Retorno às aulas no RS será 100% presencial; confira as orientações do Governo

Retorno às aulas no RS será 100% presencial; confira as orientações do Governo
Continua Depois da Publicidade

As aulas presenciais da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio estão prestes a começar e este ano serão 100% presenciais. Com isso, o Governo do Rio Grande do Sul publicou um comunicado com orientações de como as escolas devem proceder no combate à Covid-19. As definições são aplicadas de acordo com a faixa etárias dos alunos.

Continua Depois da Publicidade

O Sindicato do Ensino Privado do Rio Grande do Sul (Sinepe) já está movendo-se para que haja uma reunião com o Governo antes do início das aulas. No caso de escolas particulares, elas não tem uma data específica para o início das aulas, tendo autonomia para definir o dia. Para o ensino estadual, a data de retomada das atividades letivas presenciais está definida como dia 21 de fevereiro.

O que o Sinepe busca, porém, é uma melhor adequação das medidas e orientações no combate e prevenção à doença. Para Bruno Eizerik, o presidente do sindicato, acredita que os riscos são menores que os benefícios no caso de uma retomada do ensino presencial em sua totalidade, sem a necessidade da modalidade híbrida ou remota.

Continua Depois da Publicidade

Para ele, as escolas demonstram preparo e compreensão das medidas a serem tomadas. Sendo assim, podem realizar as atividades sem maiores problemas. Ele ainda aponta que os professores estão com esquema vacinal completo, com dose de reforço, fator que asseguraria ainda mais um retorno saudável às atividades.

A posição do Sinepe vai contra, principalmente, as medidas que dão conta da paralisação das aulas da turma inteira caso algum aluno retorne com exames positivos da Covid-19. Segundo o presidente, essa medida complica muito o andamento das aulas. Confira quais são as definições do Governo:

Continua Depois da Publicidade

Educação Infantil: O caso confirmado em qualquer aluno da turma acarreta na suspensão por 10 dias das atividades presenciais, a partir do último dia da presença do caso positivo. Em caso do aluno ter contato com casos positivos da família, apenas ele será afastado por 10 dias, sem necessidade de novo exame.

Ensino Fundamental e Médio: Em casos positivos entre os alunos, apenas ele deve ser afastado. Os demais devem ter os sintomas monitorados, afastando também por 10 dias os considerados contato próximo. Caso o teste retorne negativo em sete dias e os sintomas sessarem, o aluno pode retornar mais cedo. Em casos de contato com positivos em casa, o procedimento é o mesmo da Educação Infantil.

Continua Depois da Publicidade

Sobre uso de máscaras o comunicado da Secretaria Estadual de Saúde instrui que crianças com menos de três anos não devem usar o equipamento. Entre três e cinco anos devem usar com supervisão direta dos adultos. Entre cinco e 12 anos a supervisão ainda é recomendada, mas apenas em caso de necessidade. Acima de 12 anos o uso é o mesmo recomendado aos adultos.

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Após empresas burlarem sistema, Anatel endurece regras para combater chamadas abusivas

Após empresas burlarem sistema, Anatel endurece regras para combater…

  A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) intensifica sua batalha contra as insistentes ligações telefônicas consideradas abusivas, que há tempos têm…
Cerco policial em Gravataí prende um dos suspeitos de revidar abordagem a tiros

Cerco policial em Gravataí prende um dos suspeitos de…

  Na tarde deste domingo (28), uma operação mobilizou a Brigada Militar de Gravataí, com o apoio aéreo do helicóptero Guapo,…
Semana começa com alertas de chuva e granizo em todo o RS

Semana começa com alertas de chuva e granizo em…

  O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja de perigo para chuvas intensas, ventos fortes e queda de…