Projeto em Gravataí amplia a oferta de vagas em creches para crianças carentes

Projeto em Gravataí amplia a oferta de vagas em creches para crianças carentes
Continua Depois da Publicidade

 

A Câmara Municipal de Gravataí aprovou esta semana o Projeto de Lei 110/2023, de autoria do vereador Cláudio Ávila. A proposta se refere à criação do Programa Creche para Todos, que prevê ampliação e reserva do atendimento às crianças de zero a três anos e onze meses que se encontram em situação de vulnerabilidade socioeconômica, além da instituição de Auxílio Emergencial.

Continua Depois da Publicidade

A expectativa agora é de que em breve a lei seja sancionada pelo prefeito Luiz Zaffalon. A política será destinada, exclusivamente, a crianças que não estão matriculadas e frequentando as instituições da rede de ensino municipal por ausência de vaga.

De acordo com o proponente, os principais objetivos são promover o desenvolvimento integral da criança, em seus aspectos físico, cognitivo, socioemocional e cultural e contribuir para a redução da desigualdade social, bem como para a melhoria da qualidade de vida das famílias.

Continua Depois da Publicidade

“A educação infantil é um direito fundamental de todas as crianças, independentemente de sua condição social. No entanto, muitas crianças em situação de vulnerabilidade social não têm acesso à educação infantil de qualidade. Isso pode ter um impacto negativo no desenvolvimento integral da criança e pode também dificultar suas chances de sucesso na vida adulta”, destaca o vereador na justificativa do Projeto de Lei.

O programa autoriza a reserva de 20% das vagas a serem criadas em creches e escolas de ensino infantil da rede municipal para as crianças na referida faixa etária até que seja atingida a plena universalização. A solicitação será feita junto à Secretaria Municipal de Educação (SMED), que deverá criar um plano de ampliação das vagas com a meta a ser atingida até dezembro de 2024.

Continua Depois da Publicidade

Quanto ao Auxílio Emergencial, Cláudio Ávila explica a concessão de benefício seria mensal para compra de vagas em instituições de ensino privado que tiverem disponibilidade para atender à demanda.

“Será um importante instrumento de política pública para a garantia do direito à educação das crianças de zero a três anos de idade em situação de vulnerabilidade socioeconômica. O auxílio ajudará famílias de baixa renda a fornecer educação e cuidados de qualidade para seus filhos, o que contribuirá para o desenvolvimento integral das crianças e para a redução das desigualdades sociais”, argumentou ao propor a lei.

Continua Depois da Publicidade

No projeto, o vereador informa que cerca de 4.950 crianças aguardam vagas em creches e escolas de ensino infantil em Gravataí. Há mais de 600 pedidos de vagas via ação judicial. Ele aponta que a compra de vagas seria, portanto, uma forma de atender a demanda. O município conta com 24 creches conveniadas e 14 escolas privadas que atendem crianças de zero a três anos.

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Lei permitirá reserva de vagas em creches de Gravataí para crianças em vulnerabilidade social

Lei permitirá reserva de vagas em creches de Gravataí…

  Com a aprovação da Lei Nº 4673, que deriva do Projeto de Lei 110/2023, de autoria do vereador Cláudio Ávila…
PL que prioriza idosos no teleagendamento em Gravataí é aprovado na Câmara

PL que prioriza idosos no teleagendamento em Gravataí é…

Na quinta-feira (23), o vereador Cláudio Ávila, do União Brasil, tornou público em suas redes sociais, a aprovação unânime do projeto…