• Geral
  • 10 de junho de 2020

Projeto do Tuiuti aproxima estudantes e profissionais que passaram pela escola

Projeto do Tuiuti aproxima estudantes e profissionais que passaram pela escola
Continua Depois da Publicidade
Projeto foi idealizado pela professora Stela Maris. Foto: Arquivo Pessoal

O Ensino Médio é uma época de aprendizado, escolhas e muitas vezes, pressão. Jovens no segundo e no terceiro ano precisam pensar em passar de ano, já começam a se preocupar com o futuro, aprovação no Enem ou vestibular, e escolha daquela que pode ser a profissão que exerceram por toda a vida.

Continua Depois da Publicidade

Para ajudar os alunos neste processo, a professora Stela Maris colocou em prática o projeto Profissão em Foco, que desde segunda-feira (08), coloca os alunos em contato com profissionais que antes de atuarem em suas profissões, passaram pelos bancos escolares da Escola Estadual de Ensino Médio Tuiuti, de Gravataí.

Stela contou que a ideia surgiu em meio à pandemia. Inicialmente, envolveria apenas os jovens que estão no terceiro ano, mas depois, decidiu incluir também os do segundo. “Os segundos anos estão com o pé no terceiro ano, prontos para se formar. E vamos incentivar esta galera. Vou trazer os profissionais que foram meus alunos, tem ali que não foram meus alunos. Colocar eles a falarem sobre as suas experiências”, explicou.

Continua Depois da Publicidade

Durante esta semana, estão sendo publicados  vídeos em que os ex-alunos, profissionais de diversas áreas, falam sobre as realidades que vivem em seus trabalhos, as habilidades que precisaram desenvolver e outros aspectos de suas carreiras e escolhas. Na sexta-feira (12), será o momento de encontro, mesmo que virtual, entre os estudantes do Tuiuti do passado e do presente. Por meio de videoconferência, alunos e profissionais vão poder conversar e trocar experiências.

A professora acredita que o impacto da atividade ajudará os jovens a refletir sobre o futuro. “Eu acredito que eles vão se motivar muito a repensar as suas escolhas profissionais. Eles vão analisar cada coisa, cada dica que os profissionais estão dando. E a maioria deles fala exatamente no que eu acredito, que eu aposto, que é a escolha profissional por amor. Por gostar.” Nesta linha, o próprio slogan do projeto aponta uma possibilidade de caminho. “A sua escolha profissional mais conectada com você”.

Continua Depois da Publicidade

“Por isso que eu quis os mais diversos profissionais, exatamente para eles verem as possibilidades, que não existe só um padrão. Existem várias oportunidades que eles podem seguir”, explicou Stela. Para a professora, é fundamental que os estudantes trabalhem com aquilo que os deixará felizes, de modo que as suas profissões não sejam motivos de desgosto, mas de realização.

 

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Semana começa com alertas de chuva e granizo em todo o RS

Semana começa com alertas de chuva e granizo em…

  O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja de perigo para chuvas intensas, ventos fortes e queda de…
Corsan inicia nesta segunda-feira construção de 14 quilômetros de nova rede em Gravataí

Corsan inicia nesta segunda-feira construção de 14 quilômetros de…

  O investimento no sistema de esgotamento sanitário garante mais saúde, qualidade de vida e cuidado com o meio-ambiente. É com…
Polícia desarticula ponto de tráfico de drogas em Gravataí; um casal foi preso

Polícia desarticula ponto de tráfico de drogas em Gravataí;…

  Um casal foi preso em flagrante por tráfico de drogas na noite desta sexta-feira (26), em Gravataí. A prisão foi…