Hospital de campanha de Gravataí abre e já tem perspectiva de ocupação total dos leitos

Hospital de campanha de Gravataí abre e já tem perspectiva de ocupação total dos leitos
Saída da depuração de anúncios

O anúncio não é exibido na página

post atual: Hospital de campanha de Gravataí abre e já tem perspectiva de ocupação total dos leitos, ID: 25506

Anúncios: Prefeitura - Obras - 2024 (85619)
Localização: Antes do conteúdo 10 (antes-do-conteudo_10)





Encontre soluções no manual
Continua Depois da Publicidade
O secretário de Saúde de Gravataí, Jean Pierre Torman, destacou a importância da abertura do hospital. Foto: Giro de Gravataí/Especial

 

O início da tarde desta quarta-feira (10) foi de inauguração do Hospital de Campanha de Gravataí, estrutura criada ao lado no Hospital Dom João Becker para atender exclusivamente casos de pacientes com coronavírus. Por conta do não repasse dos 20 respiradores prometidos pelo governo federal ao município, coube à Santa Casa ceder os primeiros aparelhos a serem instalados no hospital.

Continua Depois da Publicidade

Presente na breve solenidade, o recém-chegado, novo diretor administrativo da Hospital, Dr. Antônio Carlos Weston, parabenizou a todos pela construção da estrutura de campanha, mas alertou que serão dias de muito trabalho no local. “Em nome da instituição parabenizo a todos, ao governo municipal pela parceria firmada aqui, que vai possibilitar um tratamento exclusivo aos pacientes suspeitos e confirmados de Covid-19. É uma estrutura nova, com uma equipe nova, e serão dias de muito trabalho.

Parabenizo também à equipe de engenharia da Santa Casa pelas instalações e que possamos ajudar a comunidade de Gravataí durante esta pandemia”, disse Weston.

Continua Depois da Publicidade

O prefeito Marco Alba também destacou o início das operações do hospital, mas alertou que a chegada do inverno exigirá das estruturas de saúde do município. O prefeito também não descartou que outras medidas possam ser tomadas em caso de agravamento referente ao número de pacientes.

Profissionais que irão atuar no local foram parabenizados por estarem na linha de frente. Foto: Giro de Gravataí/Especial

“Aqui, então começa o hospital de campanha, tão esperado, mas que desejamos que não seja usado. Porém sabemos da realidade da cidade hoje e a previsão, por conta da época em que estamos, é que aumente a procura por atendimento de saúde na cidade. O hospital chega em um momento oportuno e só foi possível pela parceria com a Santa Casa. Assim vamos deixar a UPA e o 24 horas disponíveis para demais tipos de atendimento.

Continua Depois da Publicidade

Estamos monitorando o avanço do Covid-19 e acompanhando os números que vem crescendo. Se precisar, acionaremos outros planos de prevenção, mas novamente saúdo o compromisso que a Santa Casa, em parceria com o governo, teve em relação à saúde da população. Agora vamos ajeitando e estruturando cada vez mais, esperando também outros equipamentos que chegarão ao longo dos dias”, disse o prefeito.

A estrutura e a prevenção  

Em uma área de 400 metros quadrados, o Hospital de Campanha central de triagem, consultórios, sala de medicação, coleta de exames, posto de enfermagem e dez leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva).

Continua Depois da Publicidade

A projeção é que a estrutura temporária seja mantida por um período de cinco meses, com custo estimado em até R$ 9,5 milhões. O valor, que será custeado pela prefeitura, compreende investimentos em equipamentos, mobiliários, recursos humanos, insumos hospitalares, exames e todas as despesas oriundas da prestação de serviço.

Conforme o secretário de Saúde, Jean Pierre Torman, o município se preparou para a chegada de a pandemia. Ele também destacou o ‘despertar’ da população quanto a importância das questões envolvendo a saúde. “Hoje todo mundo tem opinião e comenta sobre a questão de leitos, preocupação com isso. Isso é bom, mostra que a sociedade está despertando para este senso crítico.

Continua Depois da Publicidade

Logo que iniciou o coronavírus, antes de se tornar pandemia, a nossa pasta da Saúde em Gravataí já discutia formas preventivas, caso isso viesse nos afetar. Com o avanço, fomos aumentando o número de reuniões, de debates em cima do assunto. Isso ajudou para estarmos lidando com essa pandemia”, destacou Torman.

Leitos já começam a ser ocupados

Presente no ato, o diretor técnico do Becker, Marcelo Pasa afirmou que seis pacientes internados com suspeita de coronavírus já deverão ocupar os leitos no hospital de campanha. Jean, o secretário de Saúde, também afirmou que outros quatro pacientes, dois deles na UPA e outros dois no PAM 24 horas também poderão ser transferidos.

Uma reunião para realocação dos pacientes está sendo discutida. Conforme o médico do Israel de Quadros, é possível que alguns sejam transferidos, casos sejam positivados, para hospitais de referência na Capital, afim de não iniciar as atividades do hospital de campanha com o número total de leitos ocupados.

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Vaquinha busca comprar barco para voluntários de Gravataí que resgataram centenas de animais

Vaquinha busca comprar barco para voluntários de Gravataí que…

  Voluntários que participaram do resgate de centenas de animais após a catástrofe no Rio Grande do Sul estão buscando doações…
Abrigados em CTG de Gravataí ganham festa de aniversário

Abrigados em CTG de Gravataí ganham festa de aniversário

  O palco e as dependências que muito acomodaram bailes, almoços, jantares e música tradicionalista, hoje dão lugar a camas e…
Produção de veículos na GM de Gravataí segue suspensa

Produção de veículos na GM de Gravataí segue suspensa

  A planta da General Motors (GM) em Gravataí, que representa mais de 40% da arrecadação de ICMS da cidade, permanecerá…