Profissionais das UPAs e do Becker recebem vacinas

Profissionais das UPAs e do Becker recebem vacinas
Continua Depois da Publicidade
Técnica de enfermagem Diane Silva de Campos foi uma das primeiras vacinadas da UPA da 74. Foto: PMG/Divulgação

Começou na noite de ontem (27), a vacinação contra a covid-19 dos profissionais da UPA Dr. Eli (UPA das Moradas) e na UPA Abílio, na Cohab C, em Gravataí. Ao todo, 82 trabalhadores receberam a primeira dose da CoronaVac. Juntas, as duas UPAs respondem por cerca de dez mil atendimentos por mês.

Continua Depois da Publicidade

Até agora, o município recebeu 2.946 doses da vacina CoronaVac e segue imunizando, por meio do Departamento de Vigilância em Saúde (Viemsa), o grupo prioritário. Até ontem, 27, 1.537 doses da CoronaVac já haviam sido aplicadas, sendo 1.260 em profissionais da saúde pública e 277 em idosos residentes em ILPs.

De acordo com o Plano Nacional de Imunização (PNI), os profissionais da saúde da rede pública, idosos moradores de Instituições de Longa Permanência (ILPIs) e adultos acima de 18 anos, com deficiência intelectual e física, moradores de Residenciais Inclusivos, são os primeiros a receberem as doses.

Continua Depois da Publicidade

Mesmo não sendo referência para atendimentos de pacientes com suspeita da Covid-19, alguns casos acabam passando pelas unidades, o que faz com que a vacinação dos profissionais seja indispensável. Neste momento de pandemia, para agilizar os atendimentos, as UPAs seguem recebendo os demais casos de urgência.

“A vacinação ocorrida nas UPAs trouxe valorização e segurança aos profissionais que estão na linha de frente do atendimento das urgências e emergências”, ressalta o responsável pela área de Urgência e Emergência da Secretaria Municipal de Saúde, o enfermeiro Leonardo Machado.

Continua Depois da Publicidade

A assistência ao coronavírus no município se divide em dois pontos de atenção: a básica e a hospitalar. Em todas as Unidades de Saúde da Família (USF) e Unidades Básica de Saúde (UBS) há consultas médicas para atendimento de casos suspeitos da doença. A orientação da SMS é para que, diante de sintomas leves, a população se dirija ao posto de saúde de referência, que avalia a gravidade dos casos e, se houver necessidade, encaminha ao Hospital de Campanha.

Mais imunizados no Hospital Dom João Becker

Dr. Floriano Torres trabalha no Hospital Dom João Becker há 57 anos. Foto: Nelson Dutra/HDJB Divulgação

Nesta quinta-feira (28), foi reiniciada a imunização dos profissionais do Hospital Dom João Becker. A segunda leva de vacinas vai proporcionar a aplicação em mais 500 funcionários da assistência, entre eles o Dr. Floriano Torres, funcionário mais antigo do hospital, com 57 anos de serviços prestados à saúde de Gravataí (está no HDJB desde 1963).

Continua Depois da Publicidade

Na primeira turma, vacinada no dia 21 de janeiro, foram 297 imunizados. Ao final do atual estágio, que deve durar mais um ou dois dias, vão ser 77,75% do total de colaboradores que terão recebido a primeira dose da Coronavac.

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Gravataí destina caminhão com doações de roupas para o município de Alvorada

Gravataí destina caminhão com doações de roupas para o…

  Uma parceria entre Prefeitura de Gravataí e o CTG Aldeia dos Anjos possibilitou a destinação de roupas para o município…
Sogil retoma hoje linhas até Porto Alegre pelo Corredor Humanitário; veja as rotas disponíveis

Sogil retoma hoje linhas até Porto Alegre pelo Corredor…

  Lideranças do setor de transporte da capital e região metropolitana de Porto Alegre se reuniram nesta quarta-feira (15) para encontrar…
Vaquinha busca comprar barco para voluntários de Gravataí que resgataram centenas de animais

Vaquinha busca comprar barco para voluntários de Gravataí que…

  Voluntários que participaram do resgate de centenas de animais após a catástrofe no Rio Grande do Sul estão buscando doações…