• Geral
  • 18 de janeiro de 2021

Profissionais da saúde e idosos em asilos serão os primeiros a serem vacinados em Cachoeirinha

Profissionais da saúde e idosos em asilos serão os primeiros a serem vacinados em Cachoeirinha
Continua Depois da Publicidade
Foto: Fernando Planella/PMC

Na manhã desta quinta-feira, dia 18, o prefeito Miki Breier e o vice-prefeito Maurício Medeiros, juntamente com o secretariado, definiram e encaminharam o plano de imunização elaborado pela equipe da Secretaria Municipal da Saúde. O modelo ajustado, que também foi apresentado a vereadores, garante que a cidade está pronta para iniciar o processo de vacinação.

Continua Depois da Publicidade

Alinhado ao Plano Nacional de Imunização, os primeiros a receberem as vacinas serão os moradores e moradoras das Instituições de Longa Permanência, juntamente com os funcionários destas casas, além dos profissionais de saúde que estão atuando na linha de frente do combate à Covid-19. Gestantes e menores de 18 anos não foram liberados pela Anvisa para os imunizantes.

A Secretaria Municipal já tem os levantamentos das doses necessárias e aguarda a definição do Estado sobre quantas serão destinadas para Cachoeirinha. “Assim que chegarem, elas serão separadas e encaminhadas de maneira que não tenhamos nenhum desperdício”, aponta Kelly Freitas, Coordenadora de Imunização.

Continua Depois da Publicidade

Quem receber a primeira dose da CoronaVac deverá ser revacinado com o mesmo imunizante. Por isso, a Secretaria da Saúde reservará as segundas doses que devem ser aplicadas em 15 dias.

Como o efeito da vacina demora entre 30 e 60 dias, é fundamental que a população continue com os cuidados. “Estamos diante de um momento histórico, mas início da vacinação, muito aguardada por todos, ainda não significa que estamos liberados das medidas sanitárias e de prevenção. Este será um processo longo e exigirá ainda muito de cada um de nós.”, ressalva o prefeito Miki Breier.

Continua Depois da Publicidade

A fim de atender toda a cidade a partir da chegada de novas doses, foram definidos oito locais para a vacinação. “A rede atende a regionalização e prevê a cobertura de toda a cidade. A definição levou em conta a experiência de outras campanhas, através de reuniões de planejamento para definir a melhor forma de trabalho. É uma estratégia de guerra contra um inimigo em comum: o Cornavírus”, destaca Juliano Paz, secretário municipal de Saúde.

O plano de vacinação contará com 50 vacinadores e Cachoeirinha já tem 10 mil seringas e agulhas em estoque e a logística dos insumos, EPIs e materiais de controle também estão reservados.

Continua Depois da Publicidade

Conforme a Coordenadora de Imunização, na campanha de vacinação da Covid-19 será utilizado um aplicativo do SUS, no qual serão cadastrados os vacinados e feito o acompanhamento do processo de imunização. “A previsão é de que cada vacina demore, em média, 10 minutos para ser concluída desde a realização do cadastro até a aplicação do imunizante”, informa Kelly Freitas.

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Shows nacionais e sorteio de moto zero; Cachoeirinha prepara o seu 58º aniversário

Shows nacionais e sorteio de moto zero; Cachoeirinha prepara…

  Cachoeirinha está prestes a comemorar seu 58º aniversário de emancipação, e para marcar essa data especial, a Prefeitura preparou uma…
Cachoeirinha promove campeonato de futebol com atletas acima dos 50 anos

Cachoeirinha promove campeonato de futebol com atletas acima dos…

  No domingo (21), teve início o Campeonato Municipal Flash Sports Master 50 de Futebol, em Cachoeirinha. Organizada pela Secretaria Municipal…
Copa de patinação reunirá atletas do RS e de SC em Cachoeirinha

Copa de patinação reunirá atletas do RS e de…

  No dia 4 de maio, haverá a 18ª edição da Copa Sobre Rodas, em Cachoeirinha. O campeonato de patinação, que…