Primeira secretária da pasta Mulher e Direitos Humanos de Gravataí é empossada

Primeira secretária da pasta Mulher e Direitos Humanos de Gravataí é empossada
Continua Depois da Publicidade

 

Na sexta-feira (5/1), o prefeito Luiz Zaffalon assinou o termo de posse da secretária da pasta municipal Mulher e Direitos Humanos (SMDH), Analu Sônego. Durante a solenidade também foi empossado o novo Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Gravataí (Comdimgra) e anunciada a Assessoria de Políticas Públicas para a Comunidade LGBTQIA+, inédita no município.

Continua Depois da Publicidade

A Secretaria foi criada por meio da Lei 4.720, de dezembro de 2023, com o objetivo de expandir os atendimentos especializados oferecidos à mulher, fortalecendo a Casa Lilás, que integrará a estrutura da SMDH, assim como as Assessorias de Políticas Públicas para o Idoso, para a Igualdade Racial e para a Juventude.

A pasta contará com uma organização administrativa, estrutura e orçamento próprio para ações efetivas e articuladas na implementação de políticas públicas voltadas aos grupos minoritários. Em geral, estes grupos são compostos por pessoas excluídas por questões relativas à classe social, gênero, orientação sexual, origem étnica, porte de necessidades especiais, entre outras.

Continua Depois da Publicidade

“A luta das mulheres é permanente, estas coisas não mudam de uma hora para a outra. Criar esta Secretaria vem ao encontro disso. Na rua, ao fazer nosso trabalho, nós vemos o problema que a sociedade traz sobre estes assuntos, está enraizado dentro de cada um. Por isso, precisamos de mecanismos e políticas públicas fortes para que isso mude”, afirmou o prefeito na solenidade de posse de Analu.

Zaffalon também destacou a falta de representatividade no poder Legislativo, na sociedade e a forma como isso é tratado de forma comum. “Nossa Câmara de Vereadores tem 21 representantes, apenas duas mulheres e nenhuma pessoa negra. Isso pode parecer natural, normal, mas, se olharmos com cuidado veremos que isso é preocupante. Então, é necessário construirmos instrumentos que mudem essa realidade”, ressaltou.

Continua Depois da Publicidade

O trabalho voltado às minorias também foi destacado pela titular da SMDH. “Nosso principal objetivo é acolher e abraçar esta parcela da população, de uma maneira que a gente possa prestar um serviço de qualidade. Estou realmente muito grata por poder dar início a este serviço e agradeço a todos que trabalharam para que isso fosse possível”, disse Analu.

Ao sancionar a Lei 4.720, Zaffalon também criou a Assessoria de Políticas Públicas para a Comunidade LGBTQIA+, que será liderada por Liniker Fraga. Segundo o assessor, o novo espaço reforça o compromisso do Governo com todas as camadas da sociedade, trazendo visibilidade e trabalhando questões muito importante tão presentes na nossa sociedade. “Um trabalho inédito no município, que promete alçar conquistas àqueles que tanto aguardavam por essa visibilidade. É necessário dialogar com a comunidade e entender melhor os desafios que vivemos hoje”, frisou.

Continua Depois da Publicidade

*Com informações da Prefeitura de Gravataí. Foto: Tiago Cechinel

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas