Preso em Gravataí suspeito de aplicar golpe da telha em idosos

Preso em Gravataí suspeito de aplicar golpe da telha em idosos
Continua Depois da Publicidade
Veículo que era utilizado pelo suspeito. Foto: Divulgação/Polícia Civil de Santa Maria

Nesta quinta-feira (26/1), agentes da Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa e Combate à Intolerância (DPICOI) de Santa Maria cumpriram cinco mandados de busca e apreensão em Gravataí e Cachoeirinha. Na Região Metropolitana, a operação, denominada Telha Quebrada, resultou na prisão preventiva de um homem de 51 anos, no bairro Neópolis.

Continua Depois da Publicidade

A Polícia Civil de Santa Maria investiga envolvidos no “golpe da telha quebrada”, na qual criminosos fingem ser trabalhadores da construção civil para cometer furtos em residências. O indivíduo preso em Gravataí faz parte de um grupo que lesou quatro vítimas, com a prática de estelionato, furto qualificado e associação criminosa. Os crimes ocorreram entre maio e outubro de 2022.

O homem capturado nesta quinta-feira possui antecedentes policiais por estelionato, furto qualificado, falsificação de papéis/documentos públicos, lesão corporal, vias de fato, ameaça e desacato. Segundo a titular da DPICOI, delegada Débora Aparecida Dias, outras duas pessoas investigadas estão foragidas.

Continua Depois da Publicidade

As diligências contaram com o apoio de agentes da 4ª DP de Santa Maria, DEAM, 1ª e 2ª DP de Gravataí, 1ª e 2ª DP de Cachoeirinha, além da 1ª e 2ª DP de Viamão.

Como funciona o golpe

Continua Depois da Publicidade

A DPICOI de Santa Maria explica que no “golpe da telha quebrada”, indivíduos usando roupas características de trabalhadores da construção civil (com capacetes e escada), sempre em um veículo, iam nas residências de idosos, informando que estavam trabalhando em uma obra próxima e avistaram avarias no telhado da casa.

Uma vez dentro dos imóveis, um dos integrantes subia no telhado e simulava fazer o reparo, enquanto os demais ficavam distraindo a vítima. Assim, realizavam os furtos sem que a vítima percebesse, além de cobrarem valores exorbitantes pelo serviço que, na verdade, não é realizado.

Continua Depois da Publicidade

Houve casos em que as vítimas, com medo, chegaram a se deslocar para uma agência bancária, na companhia dos criminosos, para retirar a quantia pedida, o que poderá ser configurado como extorsão.

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Preso suspeito de ao menos quatro assaltos a ônibus em Gravataí

Preso suspeito de ao menos quatro assaltos a ônibus…

  A Polícia Civil prendeu nesta terça-feira (26) um homem de 30 anos suspeito de uma série de roubos no transporte…
Mais de 40 pássaros, incluindo espécies exóticas, são apreendidos em Gravataí

Mais de 40 pássaros, incluindo espécies exóticas, são apreendidos…

  A Polícia Civil apreendeu 49 pássaros em situação irregular em Gravataí, incluindo espécies ameaçadas de extinção, como Bico-de-Pimenta, Curió e…
Neste mês, Guarda Municipal realizará operação “Natal Mais Seguro” em Gravataí

Neste mês, Guarda Municipal realizará operação “Natal Mais Seguro”…

  Na última quinta-feira (30), o secretário de segurança pública, André Brito, esteve na sede do Sindilojas para apresentar o projeto…