Preso desde agosto, vereador participa de forma online de sessão na Câmara de Cachoeirinha

Preso desde agosto, vereador participa de forma online de sessão na Câmara de Cachoeirinha
Continua Depois da Publicidade
“Em breve as coisas serão esclarecidas”, disse o vereador em sua primeira fala desde a prisão preventiva. Foto: Luiz Henrique Fonseca/Divulgação.

Preso desde o dia 03 de agosto, o vereador José Francisco Soares, o Juca (PSD), protocolou na última semana um pedido para retomar seu mandato como vereador. Durante sua prisão ele pediu licença de 120 dia do cargo, como prevê a Lei. No entanto, na última quinta-feira (02) o prazo expirou, obrigando o político a pedir seu retorno.

Continua Depois da Publicidade

Pelo Regimento Interno do Legislativo, a não comunicação ocasionaria a perda definitiva de seu mandato, que ocorre apenas desta forma ou por um pedido de cassação, que poderia ser proposto pelo legislativo. Na pauta em discussão desta terça-feira (07) constava o documento externo 3511/2021 – pedindo o cancelamento de seu afastamento, a contar pela data de protocolo, dia 02.

Como previsto, o vereador compareceu a sessão de hoje, mas por vídeo conferência, já que segue preso. Sua participação acontece de uma sala especial da Cadeia. A reportagem do Giro de Gravataí busca, desde a data do protocolo, contato com a assessoria de

Continua Depois da Publicidade

Entenda o caso  

No dia 03 de agosto uma operação do Departamento de Homicídios prendeu Juca em casa, na Vila da Paz. Ele é apontado pela polícia como um ‘braço político’ de uma organização criminosa envolvida também em assassinatos, contravenção e tráfico de drogas. 

O grupo, ramificado aos Balas na Cara, agia em diferentes frentes e tem como líder o irmão de Juca, Tiago Soares da Silva, o Tiago Pequeno, que responde a nove inquéritos por homicídios e tem antecedentes por cinco assaltos a banco, roubo de veículos, arrombamento de caixas eletrônicos, tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo.

Continua Depois da Publicidade

Na operação 20 pessoas foram presas. Desde então o político, que se elegeu como líder comunitário no bairro, permanece preso. 

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Inicialmente previsto para julho, recesso escolar é antecipado para este mês em Cachoeirinha

Inicialmente previsto para julho, recesso escolar é antecipado para…

  A Prefeitura de Cachoeirinha, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SMED), informa que o período de recesso escolar, inicialmente…
Alguns bairros de Gravataí e Cachoeirinha continuam sem água; saiba onde há reservatórios

Alguns bairros de Gravataí e Cachoeirinha continuam sem água;…

  Segundo a Corsan, o abastecimento de água já foi restabelecido em 65% dos bairros de Gravataí. Em Cachoeirinha, o índice…
Crianças recebem apoio emocional e atividades de recreação em abrigos de Cachoeirinha

Crianças recebem apoio emocional e atividades de recreação em…

  A Secretaria Municipal da Educação (SMED) de Cachoeirinha tem se dedicado a oferecer momentos de recreação para as crianças alojadas…