Maior rede de ensino profissionalizante do RS chega a Gravataí

Maior rede de ensino profissionalizante do RS chega a Gravataí
Continua Depois da Publicidade
Unidade conta com biblioteca e espaço para estudos. Foto: Gabriel Siota Ganzer/Giro de Gravataí

Gravataí já conta com uma sede do Sistema de Ensino Gaúcho, maior rede de ensino profissionalizante do Rio Grande do Sul. A unidade chega ao município com uma estrutura imponente, com capacidade para dois mil alunos, salas de aulas modernas e laboratórios com equipamentos de ponta. Desde junho, a rede opera no município com cursos de qualificação profissional na modalidade EAD e projeta, para 2022, receber os estudantes na modalidade presencial.

Continua Depois da Publicidade

A Coordenadora da Instituição, Lenara Basso, revela que o SEG já encaminhou a documentação necessária e planeja oferecer ensino técnico a partir do ano que vem. Enquanto isso, a unidade oferece cursos de qualificação profissional na área da saúde, com duração de 10 meses.

Neste momento, em Gravataí, O SEG oferece os cursos de qualificação profissional para Auxiliar em Saúde e também Auxiliar em Serviços Radiológicos. Para 2022, a instituição já projeta ter os Cursos de Técnicos em Enfermagem, Radiologia, Segurança do Trabalho, Administração, Contabilidade, Informática e Estética.

Continua Depois da Publicidade

Ao longo das últimas décadas, o SEG percorreu uma intensa caminhada: de uma pequena escola no interior, com cursos profissionalizantes e preparatórios para concursos, ate se tornar a maior Rede de Ensino Técnico do Rio Grande do Sul. Atualmente, a rede conta com 10 escolas com Cursos Técnicos aprovados e outras três em fase de aprovação, reunindo 17 mil alunos e 600 profissionais em todo o estado.

A trajetória do SEG iniciou pela abertura de escolas em Santa Maria, São Luiz Gonzaga, Ijuí, Santa Rosa, Santiago e Cruz Alta, até alcançar Porto Alegre. A expansão seguiu por Caxias, Novo Hamburgo e Canoas. Gravataí, está junto com São Leopoldo e Passo Fundo entre as cidades a receber mais novas sedes. “Temos que ir até onde nossos alunos estão. Entendemos o desafio enfrentado por estudantes que precisavam se deslocar até grandes centros para buscar uma formação de qualidade e buscamos facilitar este acesso”, afirma Marco Antônio Olivas, diretor de marketing da rede.

Continua Depois da Publicidade

As próximas turmas de Gravataí têm início previsto para o dia 16 de fevereiro. No entanto, Lenara conta que antes das aulas começarem, a instituição realiza o “experience day”, “para quem tiver interesse de conhecer a escola, os laboratórios”. 

Quem visita a instituição encontra uma grande estrutura. No laboratório voltado para os cursos da área da saúde, os bonecos novos e modernos chamam a atenção. No armário, equipamentos novos, ainda nas embalagens. A situação é semelhante no laboratório reservado para as aulas de estética, com poltronas novas, prontas para receber as turmas. 

Continua Depois da Publicidade
Salas têm a melhor visão do pôr do sol da cidade. Foto: Gabriel Siota Ganzer/Giro de Gravataí

As salas de aula contam com grandes janelas e paredes de vidro, permitindo uma grande entrada de luz natural. Para a consultora Arlise Cardoso, aquelas que estão projetadas para a Avenida Dorival Cândido Luz de Oliveira oferecem uma vista do pôr do sol mais bonito da cidade. 

Facilidades de horários

Ela ainda explica que os alunos não possuem limitações de períodos para começarem a estudar. “Não existe algo como ‘as aulas começam só em março ou julho’. Em qualquer uma das unidades, praticamente todos os meses, estamos recebendo alunos. Não pôde em março, não tem problema. Em abril começaremos alguma disciplina ou em maio.”

Continua Depois da Publicidade
Curso de estética terá equipamentos novos. Gabriel Siota Ganzer/Giro de Gravataí

Outra facilidade oferecida é em relação aos horários. As turmas serão distribuídas não apenas durante a semana, mas também com a possibilidade de estudar durante as manhãs e tardes de sábado. “E quando o aluno opta por estudar durante a semana, são três vezes por semana”, completa Arlise. 

O SEG também já firmou parceria com diversas organizações do município, como o Hospital Dom João Becker, realizou atividades junto com o Anjos do Asfalto entre outros.

Crédito educativo próprio

Diferente de outras instituições, o SEG não cobra mensalidades. O aluno pode pagar o valor do curso de maneira parcelada, o que permite que a quitação, muitas vezes, aconteça em um período até maior do que o do curso. O pagamento pode ser feito no cartão, mas também em boleto bancário.

Continua Depois da Publicidade

A sede da rede fica na Avenida Dorival Cândido Luz de Oliveira, 4490 – Bairro Cohab A. Informações sobre matrículas podem ser solicitadas pelo (51) 9 8102-6165.

Bonecos são utilizados nos cursos de saúde. Gabriel Siota Ganzer/Giro de Gravataí
Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Ambev pausa a fabricação de cerveja para envasar água potável no RS

Ambev pausa a fabricação de cerveja para envasar água…

  A gigante do setor de bebidas, Ambev, anunciou a interrupção temporária na produção de cerveja em sua fábrica sediada em…
Rio Gravataí registra declínio gradual e baixa para 6,15m

Rio Gravataí registra declínio gradual e baixa para 6,15m

  Um novo boletim divulgado na manhã desta quarta-feira (08), divulgado pela Agência Nacional de Águas mostra que o nível do…
GM em Gravataí mantém produção suspensa por conta das chuvas no RS

GM em Gravataí mantém produção suspensa por conta das…

  A General Motors informou que a produção na fábrica de Gravataí, RS, está temporariamente suspensa, afetando a montagem dos modelos…