• Geral
  • 8 de setembro de 2022

Prefeitura de Gravataí tem licitação para compra de computadores suspensa

Prefeitura de Gravataí tem licitação para compra de computadores suspensa
Continua Depois da Publicidade
Foto: Divulgação

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) determinou que a Prefeitura de Gravataí suspenda o Pregão Eletrônico nº 160/2022, que se refere à aquisição de notebooks e computadores, e não formalize contrato ou realize pagamentos decorrentes da licitação.

Continua Depois da Publicidade

Para a relatora do processo, a conselheira-substituta Letícia Ramos, a pesquisa de preços, feita com três empresas, é insuficiente, “elevando o risco de os valores estimados no certame não serem condizentes com a média de mercado, podendo resultar na aquisição de produtos por preços acima do devido”.

Após auditoria, o TCE também alegou que “alguns dos itens exigidos dos participantes do certame a título de qualificação técnica afrontam as disposições legais” e, por isso, foi sugerida a concessão de tutela de urgência para suspender o pregão no estágio em que se encontra.

Continua Depois da Publicidade

Foi dado um prazo de 30 dias para que o prefeito Luiz Zaffalon prestasse esclarecimentos, porém, em nota, a Prefeitura de Gravataí informa que já enviou ao TCE-RS, na última terça-feira (6/9), um pedido de reconsideração.

Para o gestor, “o processo licitatório foi devidamente instruído quanto à pesquisa para formação do preço de referência, que está suficiente e compatível com os preços de mercado e de acordo com processos de compras públicas em outros Municípios”. A Prefeitura destaca ainda que foram adotados como parâmetro “requisitos técnicos exigidos pelo próprio TCE-RS”.

Continua Depois da Publicidade

No comunicado, o Executivo salienta que o pedido de aquisição dos notebooks e computadores passou por análise técnica prévia do setor de TI e Compras do Município. E conclui afirmando que “não efetuou o pagamento nem a aquisição dos equipamentos, inexistindo qualquer suposto prejuízo ao erário, razão pela qual aguarda a reconsideração do TCE acerca da suspensão da licitação”.

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Com apoio de voluntários, Ginásio de Gravataí se torna centro de distribuição estadual

Com apoio de voluntários, Ginásio de Gravataí se torna…

  Gravataí se tornou referência no atendimento de desabrigados de outros municípios e na distribuição de donativos para cidades da Região…
Em Gravataí, escolas municipais e estaduais ficarão sem aulas até sexta-feira

Em Gravataí, escolas municipais e estaduais ficarão sem aulas…

  Devido a necessidade de restabelecimento das escolas, por conta das fortes chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul, estão…
A fim de evitar desperdícios, demanda de marmitas é monitorada em Gravataí

A fim de evitar desperdícios, demanda de marmitas é…

  A Prefeitura de Gravataí informa que, para não haver desperdícios, está sendo realizado na cidade um monitoramento de demandas de…