• Geral
  • 13 de dezembro de 2021

Prefeitura cria grupo de trabalho para a execução da Lei que proíbe carroças na área urbana de Gravataí

Prefeitura cria grupo de trabalho para a execução da Lei que proíbe carroças na área urbana de Gravataí
Continua Depois da Publicidade
Proibição passa a valer após seis meses da sanção do prefeito Luiz Zaffalon. Foto: Edmara Silva/PMI-AM

O prefeito Luiz Zaffalon realizou, nesta segunda-feira, 13, a primeira reunião do grupo de trabalho, composto por representantes de diversas secretarias municipais para traçar estratégias para o cumprimento da Lei Municipal 4391/2021, batizada como Lei Tubiana. A iniciativa foi acompanhada pela vereadora Márcia Becker, proponente do projeto de lei e ativista da causa animal. “Com planejamento e compromisso, todos sairão ganhando neste processo”, afirmou o prefeito, lembrando que com essa ação, gradativamente, os veículos de tração animal (VTAs) deixarão de circular pela área urbana da cidade.

Continua Depois da Publicidade

Neste primeiro momento, além do cadastramento dos condutores e o seu direcionamento para projetos que buscam oferecer alternativas de sustento para as famílias, secretarias como a de Mobilidade Urbana e para Assuntos de Segurança Pública, já começam a tomar medidas para a fiscalização da lei. A medida, também, busca manter um maior controle destes animais, garantindo melhores condições para os mesmos.

Defensor da causa animal, o prefeito também ressaltou que a sanção da Lei Tubiana é um importante passo para esta luta em Gravataí. “Iremos sanar o sofrimento destes cavalos, que, muitas vezes, são explorados e maltratados e, após não aguentar mais tanto sofrimento, são abandonados”, disse.

Continua Depois da Publicidade

Segundo o diretor municipal de Bem-Estar Animal, Diogo Castilhos, montar um grupo de trabalho envolvendo todos os setores competentes é “uma excelente ideia, pois com a integração de todo governo, várias secretarias participando, é que a lei será cumprida em toda a sua integralidade”. “Com essa ação e organização, seremos, mais uma vez, referência tanto na questão dos animais quanto na questão social”, disse Castilhos.

Durante a execução da lei, irão participar uma série de órgãos públicos municipais. Entre os atuantes, além da Fundação Municipal do Meio Ambiente (FMMA), que é responsável pelo Bem-Estar Animal e pela Unidade de Saúde Animal de Gravataí (USAG) Priscilla Bittencourt, estão as secretarias municipais de Agricultura e Abastecimento (SMAA), de Mobilidade Urbana (Semurb), de Assuntos para Segurança Pública (SMASP), da Saúde (SMS), da Educação (SMED) e da Família, Cidadania e Assistência Social (SMFCAS) e Procuradoria-Geral do Município (PGM).

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Produção de veículos na GM de Gravataí segue suspensa

Produção de veículos na GM de Gravataí segue suspensa

  A planta da General Motors (GM) em Gravataí, que representa mais de 40% da arrecadação de ICMS da cidade, permanecerá…
Prefeitura alerta sobre o risco de tétano; vacinas estão disponíveis em Gravataí

Prefeitura alerta sobre o risco de tétano; vacinas estão…

  As enchentes e as fortes chuvas reforçam a necessidade de cuidados de saúde a moradores atingidos diretamente e a voluntários…
Com destino a Gravataí, 80 estudantes paraguaios chegam com mantimentos e ajuda humanitária

Com destino a Gravataí, 80 estudantes paraguaios chegam com…

  Na tarde deste domingo (12), um grupo de cerca de 80 estudantes universitários, médicos e colaboradores da Universidade Central de…