Prefeito Zaffalon participa de Frente que prevê o Trensurb em Gravataí

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O prefeito de Gravataí, Luiz Zaffalon, esteve presente na criação da Frente Parlamentar para discutir a implementação da linha Nordeste do Trensurb, que passará por Gravataí e Cachoeirinha, terminando em Alvorada. A iniciativa, anunciada na Assembleia Legislativa nesta segunda-feira (21) foi da deputada Stela Farias (PT).

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Conforme a justificativa, estudos recentes apontam que a precariedade na mobilidade das populações urbanas metropolitanas é um dos maiores problemas dos gestores públicos, e que a mesma causa prejuízos econômicos e sociais. Stela destacou que o Trensurb é uma solução economicamente sustentável.

“Essas cidades enfrentam diariamente as péssimas condições de um transporte público ineficiente, caro e inseguro. Infelizmente, aponta-se a um transporte rodoviário hoje, que além de caro, é desconfortável e traz custos econômicos e tem enorme impacto ambiental em toda a Região Metropolitana”, ponderou a deputada.

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Para ela, esse é o momento que representa a retirada do papel de um sonho de mais de 40 anos, que pode ser tornar realidade em poucos anos, e que já possui projeto básico pronto para ser atualizado. “Exatamente quando temos uma conjunção de fatores, como a retirada da Trensurb do Programa Nacional de Desestatitzação (PND), além da sustentabilidade econômica, ambiental e financeira necessária para retirar do papel este sonho”, acrescentou.

Ela ainda mencionou que o transporte sobre trilhos, pelo sistema metro-ferroviário, ocupa 20 vezes menos espaço físico do que outras opções de mobilidade. Nesse caso, atenderia mais de 160 mil usuários diariamente, além dos 110 que são atendidos atualmente pela linha. “E deverá ser integrado ao modal rodoviário, oferecendo um transporte mais rápido, mais seguro, confortável e acessível para todos e todas”.

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Além da viabilidade econômica, a parlamentar ressaltou que estudos comprovam a viabilidade ambiental dos projetos metro-ferroviários, que mostram claramente que os benefícios gerados superam os investimentos públicos realizados na construção e implantação.

“E a velocidade média das viagens de trens, por exemplo, costuma ser de três a quatro vezes maior do que a dos automóveis nos centros urbanos. Mas há também outros benefícios já mensurados, como as reduções de acidentes de trânsito, a redução do consumo de combustíveis, a eliminação de congestionamentos, a redução das poluições atmosférica e sonora”, observou Stela.

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“E aí está um terceiro fator que favorece a execução do projeto, pois vivemos uma época em que é urgente e imperioso trabalharmos a transição energética para revertermos os danos dos efeitos climáticos, do efeito estufa, resultante da queima de combustíveis fósseis”, complementou. Ela destacou que os benefícios se estendem, também, pelo fato dos imóveis residenciais e de negócios lindeiros às estações passarem a ser mais valorizados.

A expectativa, segundo a parlamentar, é de que esse projeto seja incluído no novo PAC. “Temos a certeza de que este é um projeto estratégico e uma agenda contemporânea para o desenvolvimento da nossa região, que vai gerar centenas de empregos, ampliar a renda, proporcionar inclusão social e maior qualidade ambiental”, afirmou a deputada.

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