• Geral
  • 11 de fevereiro de 2023

População em situação de rua é auxiliada por grupo voluntário de Cachoeirinha

População em situação de rua é auxiliada por grupo voluntário de Cachoeirinha
Continua Depois da Publicidade
Associação Amigos em Cristo oferece alimentação, vestuário e encaminha para serviços assistenciais, ajudando também moradores de Gravataí. Foto: Divulgação

Um sonho indicou ao empresário Neilor Menegotto a missão que deveria cumprir ao lado da família: ajudar quem mais precisa, seja com recursos para viabilizar objetivos, doações de itens básicos, acolhimento ou palavras de fé, esperança e otimismo. Ele, que pensava em se mudar para Santa Catarina, acredita que Deus sinalizou, na ocasião, que havia um propósito para permanecer no Rio Grande do Sul. O tempo mostrou que estava certo.

Continua Depois da Publicidade

Há cerca de três anos, Neilor e a esposa, Maira, fundaram, em Cachoeirinha, a Associação Beneficente Amigos em Cristo (ABAC), que não é vinculada a nenhuma igreja, mas inclui em suas ações sociais a evangelização e momentos de oração. A instituição também presta atendimento em Gravataí, auxiliando a comunidade em situação de vulnerabilidade social e rua com alimentação, roupas, calçados, além de orientações e encaminhamentos para serviços assistenciais e reformas de casas.

Uma das ações da ABAC é o “Café com Cristo”, que integra o projeto “Amor na Prática”. Como sugere o nome, a iniciativa consiste na oferta de um café da manhã, porém, mais do que uma refeição, os voluntários procuram auxiliar mediante outras doações e encaminhamentos para órgãos assistenciais, conforme a necessidade da população atendida. As pessoas são orientadas, por exemplo, a procurar um albergue, CRAS ou centro de reabilitação.

Continua Depois da Publicidade

Segundo Neilor, a associação já disponibilizou alimentação para aproximadamente 7,5 mil pessoas, doou milhares de agasalhos e calçados, concedeu centenas de cestas básicas e construiu duas casas, uma em Gravataí e a outra em Alvorada, garantindo uma vida mais digna a famílias carentes. Futuramente, uma meta é obter um espaço para realização de capacitações, que permitam aos usuários dos serviços conquistar maior independência financeira.

Contudo, ajudar tanta gente não é uma tarefa fácil para a ABAC, que atualmente enfrenta a dificuldade de dispor de mão de obra voluntária e recursos financeiros para as ações sociais. O empresário relata que, por essa razão, e para “recuperar as energias”, os projetos estão suspensos até março.

Continua Depois da Publicidade

Quem puder doar ou atuar como voluntário, pode entrar em contato e agregar boa vontade, dedicação e solidariedade ao trabalho. O WhatsApp para essa finalidade é 99728-1573.

Foto: Divulgação
Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas