• Geral
  • 21 de abril de 2020

Padre Fabiano lança livro resgatando as repercussões por aqui do concílio que definiu o Papa como infalível

Padre Fabiano lança livro resgatando as repercussões por aqui do concílio que definiu o Papa como infalível
Continua Depois da Publicidade
Padre Fabiano transformou sua dissertação em livro. Foto: Arquivo Pessoal

Desde o Concílio Vaticano I, realizado em 1869-1870, a Igreja Católica possuí o dogma da infalibilidade papal, isto é, o Papa não falha. Colunista do Giro de Gravataí e pároco da Igreja Nossa Senhora das Graças, na parada 72, o padre Fabiano Glaeser explica que como humano, o sumo pontífice é passível de falhas, mas quando falar sobre dogmas de fé, estará inspirado pelo Espirito Santo, logo, não cometerá erros.

Continua Depois da Publicidade

“Digamos que durante uma guerra, o Papa, como pessoa fique do lado de um país. Eu posso discordar, mesmo respeitando, achar que está errado. Agora, quando o Papa afirmar algo relacionado à fé, ele não falha”, como exemplo, o padre citou o Dogma da Assunção da Virgem Santíssima, proclamado pelo Papa Pio XII, no dia 1º de novembro de 1950, que diz que Maria subiu aos céus de corpo e alma.

Padre Fabiano Glaeser do Santos é bacharel em História e mestre em Teologia, ambos os títulos pela PUCRS. Em seu mestrado, pesquisou o Concílio Vaticano I e a participação de Dom Sebastião Dias Laranjeira, o bispo da Diocese de São Pedro do Rio Grande do Sul, que respondia por todo o estado.

Continua Depois da Publicidade

Dom Sebastião defendia a tese da infalibilidade papal, que gerou muita polêmica na época. A dissertação de Padre Fabiano contando este capítulo da história da Igreja no Rio Grande do Sul virou livro: O Papa Infalível em Porto Alegre: repercussões sulinas do Concílio Vaticano I, lançado pela editora EST. Mesmo sendo um trabalho acadêmico, o livro possui uma linguagem fácil de ler. “Tanto meu orientador quanto a banca de professores elogiaram muito a escrita .Disseram que está numa linguagem boa, acessível para qualquer público”, relatou o padre.

Interessados podem adquirir o livro na paróquia, mandar mensagens para o Padre pelo seu perfil no Facebook, ou entrar em contato pelo e-mail: [email protected]

Continua Depois da Publicidade

 

 

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Bispo que esteve à frente do Vicariato de Gravataí se reúne com o Papa Francisco

Bispo que esteve à frente do Vicariato de Gravataí…

O arcebispo de Porto Alegre, Dom Jaime Spengler, participou de uma audiência com o Papa Francisco, na quinta-feira (9/2). Ele integra…
No Vaticano, padres que atuaram em Gravataí se reúnem com o Papa Francisco

No Vaticano, padres que atuaram em Gravataí se reúnem…

Dois sacerdotes do clero da Arquidiocese de Porto Alegre e que atuaram em paróquias de Gravataí estão em Roma para o…
Padre Fabiano | A liberdade de expressão não me dá o direito de zombar ou escarnecer da fé de ninguém

Padre Fabiano | A liberdade de expressão não me…

Em outubro de 2020, duas igrejas católicas foram incendiadas em Santiago do Chile durante uma grande manifestação pelo primeiro aniversário do…