• Geral
  • 11 de fevereiro de 2023

Bispo que esteve à frente do Vicariato de Gravataí se reúne com o Papa Francisco

Bispo que esteve à frente do Vicariato de Gravataí se reúne com o Papa Francisco
Continua Depois da Publicidade
Dom Jaime Spengler (à direita, ao lado do Papa), que residiu no Seminário São José quando foi vigário episcopal, integra uma comitiva da CNBB que está no Vaticano desde 2 de fevereiro. Foto: Divulgação/CNBB

O arcebispo de Porto Alegre, Dom Jaime Spengler, participou de uma audiência com o Papa Francisco, na quinta-feira (9/2). Ele integra uma comitiva da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) que está no Vaticano desde o dia 2 de fevereiro.

Continua Depois da Publicidade

Dom Jaime, que desempenhou em Gravataí sua primeira missão como bispo auxiliar, é o 1º vice-presidente da CNBB e se reuniu com o Santo Padre acompanhado dos arcebispos Walmor Oliveira de Azevedo (MG), Mário Antônio da Silva (MT) e Joel Portella Amado (RJ). O encontro aconteceu na biblioteca do Palácio Apostólico.

A CNBB, que é presidida atualmente por Dom Walmor, vai à Roma anualmente para uma audiência com o Papa. “É sempre uma oportunidade de relatar o que vem sendo desenvolvido na Igreja do Brasil, as diversas atividades e iniciativas. Também um momento de ouvir as recomendações que os dicastérios e o Santo Padre tenham para a nossa igreja particular”, explica Dom Jaime.

Continua Depois da Publicidade

Na reunião, o grupo agradeceu ao pontífice por sua dedicação à Igreja no mundo todo e, especialmente, ao povo brasileiro, a quem se refere sempre como muito afeto.

Vínculo com Gravataí

Continua Depois da Publicidade

No dia 5 de fevereiro, Dom Jaime Spengler comemorou 12 anos de sua ordenação episcopal, que foi celebrada no município de Gaspar, em Santa Catarina, sua terra natal. A solenidade ocorreu na mesma igreja em que foi batizado, recebeu a Primeira Eucaristia, a Crisma e na qual aconteceu a ordenação como presbítero, em 1990.

A primeira missão de Dom Jaime como bispo auxiliar foi à designação como vigário episcopal do Vicariato de Gravataí. A missa de posse foi realizada na Paróquia Nossa Senhora dos Anjos, no dia 13 de março de 2011. Nessa época, o religioso morou no Seminário Menor São José.

Continua Depois da Publicidade

Dom Jaime foi escolhido arcebispo da Arquidiocese de Porto Alegre no dia 18 de setembro de 2013, após renúncia de Dadeus Grings, que já havia completado 75 anos. A posse ocorreu em 15 de novembro daquele ano, na Catedral Metropolitana.

*Com informações da CNBB e Arquidiocese de Porto Alegre.

Continua Depois da Publicidade
Foto: Divulgação/CNBB
Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Com a presença de representantes do Vicariato de Gravataí, Campanha da Fraternidade 2024 é lançada

Com a presença de representantes do Vicariato de Gravataí,…

  Na tarde desta quarta-feira (14/2) foi lançada na Arquidiocese de Porto Alegre a Campanha da Fraternidade 2024. “Vós sois todos…
Dom Jaime, que foi vigário episcopal em Gravataí, é eleito presidente da CNBB

Dom Jaime, que foi vigário episcopal em Gravataí, é…

O arcebispo metropolitano de Porto Alegre, Dom Jaime Spengler, foi eleito presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O…
No Vaticano, padres que atuaram em Gravataí se reúnem com o Papa Francisco

No Vaticano, padres que atuaram em Gravataí se reúnem…

Dois sacerdotes do clero da Arquidiocese de Porto Alegre e que atuaram em paróquias de Gravataí estão em Roma para o…