Novas regras para distribuição de fraldas descartáveis em Gravataí

Novas regras para distribuição de fraldas descartáveis em Gravataí
Continua Depois da Publicidade
Prefeitura Municipal de Gravataí/Divulgação

A Prefeitura de Gravataí, através da Secretaria Municipal de Saúde, comunica que a partir desta segunda-feira (15), o Centro de Diagnóstico inicia o monitoramento e controle da dispensa de fraldas descartáveis sob novas regras, atendendo a Resolução 080/2019-CIB/RS. Anteriormente, o paciente teria direito até 180 unidades de fraldas descartáveis, de acordo com a avaliação clínica. Hoje, com a nova Resolução, emitida pela Secretaria Estadual de Saúde, poderão ser oferecidas, por mês, no máximo 150 unidades por paciente.

Continua Depois da Publicidade

A coordenadora do Centro de Diagnóstico, Paola Almeida, enfatizou que será exigida uma declaração de renda familiar. “Caso o paciente esteja em alguma clínica médica ou lar de idosos, também terá de apresentar documento de responsabilidade sob o internado”, disse.

Consta também na nova Resolução, a obrigatoriedade de mencionar o Código Internacional de Doenças – CID no laudo médico para cadastro de abertura, sendo necessárias todas as descrições possíveis sobre o caso. Na renovação, o médico deverá averiguar se o paciente necessita ou não continuar utilizando as fraldas descartáveis.

Continua Depois da Publicidade

O monitoramento da dispensa de fraldas são de controle do Sistema de Gerenciamento de Usuários com Deficiências – GUD da Secretaria Estadual de Saúde – SES. “Para os pacientes que já utilizam o serviço e que seguem retirando fraldas descartáveis, orientamos que procurem o Centro de Diagnóstico, o mais breve possível, para que possamos sanar todas as dúvidas”, explica Paola.

Documentos necessários para cadastro

Paciente – apresentar laudo feito por médico vinculado ao SUS, conforme modelo específico da resolução CIB/RS 080/2019. No entanto, nem todos os CIDs estão contemplados pelo programa, a resolução esclarece quais são as observadas. Trazer cópia do RG, do CPF, do cartão do SUS (modelo novo) e de comprovante de residência com CEP, declaração de incapacidade financeira e comprovante de renda familiar.

Continua Depois da Publicidade

Responsável legal – Trazer cópia do RG e do CPF. Procuração ou declaração de sentença judicial, como representante legal do paciente. O Centro de Diagnóstico está localizado na Avenida Brasil, 1150 – esquina com a ERS-118 (ao lado do PAM 24h) – Telefone 3600.7464.

 

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Defesa Civil do RS faz alerta de risco de inundação após cheia do Rio Gravataí

Defesa Civil do RS faz alerta de risco de…

  A Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu um alerta por volta das 10h30 da manhã de hoje (30)…
Operação que passou por Gravataí investiga descarte irregular de necrochorume

Operação que passou por Gravataí investiga descarte irregular de…

A Delegacia do Meio Ambiente (Dema), do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), na manhã desta terça-feira (30/04) cumpriu ordens judiciais…
Planta da GM em Gravataí vai suspender produção por três dias

Planta da GM em Gravataí vai suspender produção por…

  A planta da General Motors (GM), em Gravataí, considerada pela montadora a mais produtiva do mundo, está programada para interromper…